Você está visualizando atualmente Concurso da Agepen tem vagas ampliadas pelo governo
Mais 335 aprovados no certame no concurso da Agepen serão chamados

Concurso da Agepen tem vagas ampliadas pelo governo

Convoca-se todos os remanescentes que tinham sido classificados concurso da Agepen

O Governo do Estado ampliou as vagas do concurso da Agepen – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de 2015, para chamar mais 335 aprovados no certame. Desta forma convoca todos os remanescentes que tinham sido classificados. Cumpre, com isso, o compromisso firmado com a categoria e fortalecer a segurança pública.

A ampliação das vagas foi publicada, por fim, nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do Estado. Tomou-se essa decisão, no entanto, após reunião entre os secretários Eduardo Riedel da Infraestrutura e Ana Nardes da Administração. Na próxima semana será publicada a lista dos convocados.

A secretária Ana Nardes adiantou, no entanto, que os novos convocados vão assumir os lugares de policiais que estavam fazendo a função de escolta e segurança nas muralhas das unidades prisionais.

Maior chamamento de concurso da Agepen

Para o secretário Eduardo Riedel o novo chamamento mostra, por fim, que a atual gestão estadual “está fazendo história”. Contribui, dessa maneira, com a segurança pública e atendendo a demanda da categoria com o concurso da Agepen.

“O Governo de MS está fazendo, portanto, história com o maior chamamento de concurso da Agepen. Mais 300 remanescentes. Mais de mil novos concursados convocados para integrar o quadro de servidores do estado. Os investimentos em segurança sempre foram, portanto, nossa prioridade”, descreveu.

Agepen MS

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul – Agepen/MS é, em suma, uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. E por ela supervisionada.

Tem, portanto, finalidade custodiar os presos condenados e provisórios, executar as penas de prisão e as medidas de segurança detentivas, amparar os egressos. E, ainda, exercer a observação cautelar dos beneficiários da suspensão e livramento condicionais, administrando os estabelecimentos prisionais do Estado de Mato Grosso do Sul.

Histórico

O histórico do órgão responsável pela administração penitenciária iniciou–se em 1979, por ocasião da instalação do primeiro governo de Mato Grosso do Sul, através do Decreto – Lei 11, de 1º de janeiro de 1.979. Instituiu, dessa maneira, o Sistema Estadual de Justiça. E autorizou, portanto, a criação do Departamento Penitenciário do Estado.

No ano de 2000, a denominação de DSP mudou, por fim, para Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário. Alterada, no entanto, pela Lei 2.152, de 26 de outubro de 2000. Dispõe, portanto, sobre a reorganização da estrutura básica do Poder Executivo do Estado.

Unidades

O trabalho de custódia, assistência e tratamento penal e de administração realiza-se, portanto, em 20 cidades onde há unidades penais:

  1. Amambai.
  2. Aquidauana.
  3. Bataguassu.
  4. Caarapó.
  5. Campo Grande.
  6. Cassilândia.
  7. Corumbá.
  8. Coxim.
  9. Dois Irmãos do Buriti.
  10. Dourados.
  11. Ivinhema.
  12. Jardim.
  13. Jateí.
  14. Naviraí.
  15. Nova Andradina.
  16. Paranaíba.
  17. Ponta Porã.
  18. Rio Brilhante.
  19. São Gabriel do Oeste.
  20. Três Lagoas.