Convoca-se todos os remanescentes que tinham sido classificados concurso da Agepen
O Governo do Estado ampliou as vagas do concurso da Agepen – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de 2015, para chamar mais 335 aprovados no certame. Desta forma convoca todos os remanescentes que tinham sido classificados. Cumpre, com isso, o compromisso firmado com a categoria e fortalecer a segurança pública.
A ampliação das vagas foi publicada, por fim, nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do Estado. Tomou-se essa decisão, no entanto, após reunião entre os secretários Eduardo Riedel da Infraestrutura e Ana Nardes da Administração. Na próxima semana será publicada a lista dos convocados.
A secretária Ana Nardes adiantou, no entanto, que os novos convocados vão assumir os lugares de policiais que estavam fazendo a função de escolta e segurança nas muralhas das unidades prisionais.
Maior chamamento de concurso da Agepen
Para o secretário Eduardo Riedel o novo chamamento mostra, por fim, que a atual gestão estadual “está fazendo história”. Contribui, dessa maneira, com a segurança pública e atendendo a demanda da categoria com o concurso da Agepen.
“O Governo de MS está fazendo, portanto, história com o maior chamamento de concurso da Agepen. Mais 300 remanescentes. Mais de mil novos concursados convocados para integrar o quadro de servidores do estado. Os investimentos em segurança sempre foram, portanto, nossa prioridade”, descreveu.
Agepen MS
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul – Agepen/MS é, em suma, uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. E por ela supervisionada.
Tem, portanto, finalidade custodiar os presos condenados e provisórios, executar as penas de prisão e as medidas de segurança detentivas, amparar os egressos. E, ainda, exercer a observação cautelar dos beneficiários da suspensão e livramento condicionais, administrando os estabelecimentos prisionais do Estado de Mato Grosso do Sul.
Histórico
O histórico do órgão responsável pela administração penitenciária iniciou–se em 1979, por ocasião da instalação do primeiro governo de Mato Grosso do Sul, através do Decreto – Lei 11, de 1º de janeiro de 1.979. Instituiu, dessa maneira, o Sistema Estadual de Justiça. E autorizou, portanto, a criação do Departamento Penitenciário do Estado.
No ano de 2000, a denominação de DSP mudou, por fim, para Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário. Alterada, no entanto, pela Lei 2.152, de 26 de outubro de 2000. Dispõe, portanto, sobre a reorganização da estrutura básica do Poder Executivo do Estado.
Unidades
O trabalho de custódia, assistência e tratamento penal e de administração realiza-se, portanto, em 20 cidades onde há unidades penais:
- Amambai.
- Aquidauana.
- Bataguassu.
- Caarapó.
- Campo Grande.
- Cassilândia.
- Corumbá.
- Coxim.
- Dois Irmãos do Buriti.
- Dourados.
- Ivinhema.
- Jardim.
- Jateí.
- Naviraí.
- Nova Andradina.
- Paranaíba.
- Ponta Porã.
- Rio Brilhante.
- São Gabriel do Oeste.
- Três Lagoas.