Novas estratégias para expandir a inclusão social no MS
Com foco na ampliação da inclusão social no MS e no aprimoramento das políticas de assistência, o Governo de Mato Grosso do Sul promoveu (20), a Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MS). Juntamente com o evento, ocorreu a abertura do Encontro de Formação e Integração dos Novos Gestores da Assistência Social de MS. O encontro reuniu cerca de 250 participantes, entre secretários municipais, técnicos e lideranças da área. Nesse sentido, foram debatidas estratégias para alinhar a execução de programas essenciais nos municípios.
A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead/MS), tem como prioridade garantir que os serviços cheguem de maneira eficiente a quem mais precisa. Dessa forma, os principais temas discutidos foram o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a adesão ao Programa Bolsa Família. A capacitação dos conselheiros tutelares, além do aprimoramento do Cadastro de Atendimento dos Migrantes em Mato Grosso do Sul (CADMI/MS) também foram pontos relevantes.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, reforçou a importância do encontro. Segundo sua perspectiva, o evento teve como resultado um grande potencial para consolidar políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas: “Nosso governo tem um compromisso real com a inclusão social. Assim, cada discussão e pactuação feita aqui garante que os programas estaduais cheguem a quem realmente precisa. Mais do que números, estamos falando de pessoas e famílias que dependem desses serviços para viver com dignidade”, afirmou.
O progresso da inclusão social no MS
Os investimentos do Governo do Estado na área social já demonstram avanços significativos. Mato Grosso do Sul eliminou seu índice de pobreza de 2,7% em 2022 para 2% em 2023, segundo dados do IBGE. Além disso, os programas indicados seguem beneficiando constamtemente milhares de pessoas, como o Mais Social, que atende 43,1 mil famílias, e o MS Supera com 2.200 bolsistas em todo o Estado.
A secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, destacou o papel da pasta na transformação social e no acolhimento às famílias mais vulneráveis. “A Assistência Social é a primeira política que entra em contato com a população. É uma Secretaria que mexe diretamente com a cidade e o cidadão. Hoje, discutimos estratégias para fortalecer essa atuação e avançar ainda mais na erradicação da extrema pobreza em Mato Grosso do Sul”, pontuou.
Integração e fortalecimento do SUAS
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MS) tem papel estratégico na articulação e pactuação de recursos para os municípios. O órgão é responsável por negociar medidas de descentralização dos serviços, bem como repassar recursos estaduais e estabelecer metas para o aprimoramento da assistência social. Dessa forma, sua atuação garante mais eficiência na gestão do SUAS e amplia o alcance das políticas públicas no estado.
A realização da reunião e do encontro de formação reforça o compromisso do governo com um Mato Grosso do Sul mais inclusivo e justo. Além de discutir soluções técnicas, o evento também fornece um intercâmbio de boas práticas. Gestores municipais fortalecem ações que impactam na vida da população.
“O compromisso do nosso governo com a inclusão social no MS não é apenas um discurso, mas uma realidade que se reflete em ações concretas. Estamos avançando para garantir que cada cidadão sul-mato-grossense tenha acesso aos seus direitos, oportunidades e uma vida digna”, concluiu o vice-governador Barbosinha.
Fonte: agência de notícias MS