O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será liberado em 31 de maio
Consultar o status de restituição do Imposto de Renda 2023 é possível acessando o app do IRPF, disponível para Android e iPhone (iOS). A ação permite que contribuintes confiram se a declaração de IR já foi processada, está em análise ou se apresenta alguma pendência pela Receita Federal. Segundo o órgão responsável, o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será liberado em 31 de maio. Assim, os pagamentos seguem até o quinto e último lote, que ocorrerá no dia 29 de setembro.
Aliás, a ordem dos pagamentos é definida pela data em que foi feita a declaração. Portanto, vale destacar que a Receita Federal prioriza a restituição aos contribuintes idosos, deficientes, portadores de doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda venha do magistério. No tutorial a seguir, veja como consultar o status de restituição do Imposto de Renda 2023.
Além disso, uma das principais novidades em 2023 envolve a restituição do imposto: o contribuinte que optar por receber via Pix desde que seja o número do CPF, ou fizer a declaração pré-preenchida entra na lista de prioridade para a devolução do dinheiro.
Assim, solicitar a restituição via Pix e fazer a declaração pré-preenchida não é novidade. As duas modalidades estão disponíveis desde 2022 para todos os contribuintes.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023
Passo 1. Abra o aplicativo IRPF e, na parte de baixo da tela inicial, toque em “Consulta Restituição”. Em seguida, complete os campos em branco digitando o seu CPF e a sua data de nascimento. Logo depois, em “Exercício”, toque na seta;
Passo 2. Para continuar, selecione o ano em que a declaração que deseja consultar foi feita. Logo depois, toque em “Consultar”;
Passo 3. Para concluir a consulta, toque sobre os caracteres que representam a sequência exibida na tela. Assim, feito isso, o app exibirá o status da restituição do Imposto de Renda 2023.
Fontes: ebc, itatiaia