O evento, que integra a programação da campanha Eu Respeito, será transmitido ao vivo para todos os câmpus pelo canal da TV UFMS.
O talk show Sou Mulher UFMS com o tema “Inspirando Mulheres na Arte de Empreender” no dia 18 de novembro e busca incentivar o público feminino da comunidade universitária a arriscar e investir em um novo negócio.
Uma iniciativa do programa Sou Mulher UFMS em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Por isso, segundo a diretora de Inclusão e Integração Estudantil, Luciana Contrera, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e coordenadora do programa, o evento visa fomentar o empreendedorismo feminino.
“A proposta é fortalecer a presença e a participação das mulheres na Universidade e em todas as possibilidades de crescimento pessoal e profissional”, disse.
Sendo assim, a secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação, Mariana Klein Marcondes, ressalta que o objetivo é estimular a atuação das mulheres m cargos de liderança.
O tema do talk show está diretamente ligado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas:
O Sou Mulher UFMS tem como alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Então, a secretária explica que o evento terá a participação de três convidadas muito especiais.
“O convite para as empresárias pensado considerando a sua trajetória empresarial, sendo destaques em seus segmentos. Então, as mulheres do Mato Grosso do Sul que chegaram ao sucesso pelo trabalho competente, tendo recebido reconhecimento, inclusive com o Prêmio Sebrae”, detalha Mariana.
A programação começa às 14 horas no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão e as interessadas em acompanhar o evento presencialmente devem preencher o formulário de inscrição. A abertura terá a participação da vice-reitora Camila Ítavo e da diretora Luciana Contrera.
Dessa forma, em seguida, o evento terá uma dinâmica com três convidadas: Carolina Debus, Evelin Mello e Heloísa Garcia.
Carolina e Heloísa foram as primeiras colocadas no prêmio Sebrae Mulher de Negócios, enquanto Evelin se destacou no empreendedorismo social, com uma iniciativa que atende a população em situação de vulnerabilidade.
A gestora estadual do programa Sebrae Delas, Lucielle Lima, enfatiza a importância de inspirar as mulheres a abrirem suas próprias empresas. “As mulheres atendidas pelo programa, em sua maioria, possuem graduação. Apesar disso, durante o período de formação no ensino superior, elas não costumavam receber apoio no âmbito empreendedor”.
Por isso, estatísticas da Aginova apontam que as mulheres já se destacam no empreendedorismo dentro e fora da Universidade. No programa UFMS Júnior, 69% dos membros e 66% dos presidentes de empresas juniores são mulheres.
Já na Pantanal Incubadora Mista de Empresas, quatro de sete empresas incubadas possuem mulheres como sócias. Mas, com o propósito de impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino na comunidade universitária, o talk show busca apresentar a troca de experiências para inspirar estudantes e servidoras.
Comunicação Assertiva
No dia 17 de novembro, o Sebrae e a UFMS por meio do Programa Sou Mulher UFMS também realizam a oficina Comunicação Assertiva, direcionada às lideranças femininas da Universidade.
No encontro, o foco será o processo de comunicação assertiva, estimulando a prática de uma forma de comunicação que melhore as relações interpessoais e identificando as barreiras ao diálogo produtivo.
Semdo assim, a oficina será realizada na Aginova, a partir das 13h30, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário https://forms.gle/SmtmAsFLsGFqqmPe6
Fonte:ufms