Programação da 8ª edição da mostra de teatro, começa neste final de semana com o espetáculo “Sal”
Um dos eventos mais interessantes da cena cultural de Campo Grande, a Mostra Fulano di Tal de Teatro chega a sua 8ª edição, neste ano, com muita diversão e um show de interpretação a cada atração. Ao todo, serão 19 dias de programação e 8 espetáculos, sendo seis trabalhos do grupo e dois espetáculos de grupos convidados.
Um dos diretores do grupo, Edner Gustavo explica que no palco desta edição, serão apresentados espetáculos oriundos das oficinas que foram realizadas durante este ano, espetáculos consagrados do repertório do Fulano di Tal e trabalhos dos grupos parceiros: Renda que Roda (da UEMS) e UBU.
“A mostra é sempre uma comemoração do nosso ano. Um momento que a gente coloca todos os nossos espetáculos, processos, desejos, amigos e espetáculos dos amigos, juntos, para uma festa. E essa festa se completa com o público. Essa está sendo muito especial, estamos comemorando os ciclos e trajetórias desses quase 20 anos de existência, resistência e já dando um pontapé inicial para nosso ano 20”, ressalta Edner.
Para todos os bolsos
Para os espetáculos que serão no espaço do Fulano di Tal a contribuição será espontânea, ou seja, o público paga se quiser e quanto quiser. Contudo, nós reverteremos todas as contribuições para os artistas em cena e para melhorar o espaço cultural.
“O encontro com o público é sempre muito bom. Ainda mais que passamos por longos dois anos sem poder aglomerar, trocar e sentir a presença, o olhar e o carinho do público. Só por isso essa Mostra já se faz muito especial. Queremos oferecer às pessoas muita arte e cultura, através de teatro, dança, dança-teatro, não só com os espetáculos do Fulano, mas com encerramento das nossas oficinas e espetáculos de grupos convidados. Vai ser a maior festança”, conclui Marcelo Leite, um dos diretores do grupo.
Confira a programação da 8ª Mostra Fulano di Tal
Sal – 1 e 2 de novembro
A programação começa neste final de semana dias 1 e 2 de novembro, às 20 horas, com a apresentação do espetáculo ´Sal´, do grupo Renda que Roda (da UEMS), no Espaço Fulano di Tal (FdT). No entanto, a obra é um estudo coreográfico resultado de pesquisas sobre corporeidade, subjetividades e processos de criação em dança a partir do inconsciente. Contudo, a dançarina realizou este estudo após mais de 5 anos de pesquisa e imersão corpóreo-sensível em dois terreiros de umbanda, um em Blumenau (SC) e outro em Campo Grande (MS).
À Sombra do Salgueiro-Chorão: O desfecho Shakespeariano de Ofélia ao Som do Rei Roberto Carlos – 3 e 4 de dezembro
Nos dias 03 e 04 de dezembro, às 20 horas, no Espaço FdT, será encenado ´À Sombra do Salgueiro-Chorão: O desfecho Shakespeariano de Ofélia ao Som do Rei Roberto Carlos´, espetáculo de encerramento da Oficina de Dança-Teatro realizada pelo Fulano di Tal. Na peça o famoso relato da Rainha Gertrudes acerca do desfecho trágico da jovem Ofélia, no clássico shakespeariano “Hamlet”, ganha, através da perspectiva dos artistas-criadores, uma poética contemporânea embalada pelos, também, clássicos românticos do Rei Roberto Carlos.
A Fabulosa História do Guri-Árvore – 3 a 6 de dezembro
De 03 a 06 de dezembro, no período da manhã, o grupo irá circular com a obra infantil ´A Fabulosa História do Guri-Árvore´, pelos bairros Aero Rancho, Los Angeles, São Lourenço e Nova Lima, em Campo Grande-MS. Livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, o espetáculo é uma celebração à infância e suas histórias. A saber, os irmãos Palmiro (Edner Gustavo) e Abílio (Douglas Moreira) cada um do seu jeitinho, relembram suas histórias no quintal de casa.
O amor de Rosinha – 8 a 11 de dezembro
Já de 08 a 11, às 20 horas, no Espaço FdT, será apresentado ´O amor de Rosinha´, espetáculo de encerramento da Oficina de Teatro realizada pelo Fulano di Tal. A peça nos apresenta Rosinha, criatura inventora remonta a vida de Rosinha. Seus amores, suas angústias, suas felicidades e infelicidades são lembradas. Ou seriam inventadas? Rosinha queria encontrar sua mãe. Contudo, era amiga de Santinho, o menino que sonhava ser borboleta. Portanto, sofria nas mãos das comadres horrorosas. No entanto, encontrou e desencontrou o amor de Cravinho. E sua mãe? O destino, criaturas, pode ser uma tragédia.
Seco – 14 a 16 de dezembro
De 14 a 16, às 20 horas, no Espaço FdT, o grupo leva ao palco a obra ´Seco´. Intimista, o espetáculo retrata a obsessão por um “vizinho”. Telefonemas estranhos com mensagens de amor. Desejo pela liberdade. Um amor que queima. O medo de mudar. Seco. Portanto, dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passam pelo amor, o ódio e pela guerra. Os atores entram em cena como intérpretes de si mesmos, do outro, de nós, com uma performance urgente e sensível sobre o momento que vivemos, sobre a vida. Contudo, o espetáculo é um processo cênico colaborativo vivenciado pelo Grupo Fulano di Tal.
Pelega Porca Prenha na Mata do Pequi – 17 e 18 de dezembro
Nos dias 17 e 18, também às 20 horas, no Espaço FdT, o grupo UBU encena ´Pelega e Porca Prenha na Mata do Pequi´. A peça conta a aventura fantástica dos irmãos “Pelega” e “Porca Prenha” na mata do Pequi, onde eles se envolvem numa briga entre a Boca de Sapo, o Curupira e a Pisadeira, moradores do local. No entanto, o espetáculo resgata aspectos e personagens da cultura popular de MS.
Outros Dois – 19 de dezembro
No dia 19, às 20 horas, pelo seu canal do Youtube, o grupo de teatro Mostra Fulano di Tal transmite online a obra ´Outros Dois´. Livremente inspirado no conto ´Aqueles Dois´ de Caio Fernando Abreu, o espetáculo é uma performance híbrida, que mistura, principalmente, o cinema e o teatro para criar um trabalho poético e futurista em meio ao caos urbano. No entanto, as sessões ocorreram nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2021 e foram transmitidas ao vivo por meio da plataforma Zoom. Por outro lado, a cidade foi o cenário, os transeuntes os figurantes, a trilha sonora tornou tudo mais dramático, os atores foram, também, cinegrafistas e o público, de casa, foram testemunhas deste manifesto efêmero-cinematográfico-teatral.
Do Bem-Amado – 20 e 21 de dezembro
E, nos dias 20 e 21 de dezembro, às 20 horas, o grupo encerra a Mostra com o espetáculo ´Do Bem-Amado´, em seu espaço cultural. Livremente inspirado na obra “O Bem-Amado” de Dias Gomes, o espetáculo conta a história de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira do Sul, que tem como principal meta de governo a inauguração de um cemitério municipal. Contudo, com o apoio das irmãs Cajazeiras Dorotéa, Dulcinéa e Judicéa, mais a ajuda de seu secretário Dirceu Borboleta, a oposição de Neco Pedreira (dono do único jornal da cidade) e com os conselhos do Vigário da cidade, o prefeito precisa encontrar um meio para conseguir realizar sua meta.
A saber, o espaço Fulano di Tal está localizado na Rua Rui Barbosa, 3099; entre as ruas Marechal Rondon e Maracaju. Por fim, para mais informações, basta acessar o Facebook, Instagram e site www.fulanodital.com.br ou pelo WhatsApp (67) 98129-7263.
Fonte: Agência Brasil/AB