Você está visualizando atualmente COLETIVA DE ARTISTAS: Nova edição do Projeto Arte do Paço 2022
A Nova edição do Projeto Arte do Paço 2022 da Prefeitura de Campo Grande recebe a exposição das obras do grupo Urban Sketchers CG

COLETIVA DE ARTISTAS: Nova edição do Projeto Arte do Paço 2022

O destaque é do Grupo Urban Sketchers CG – até 18 de maio

A Nova edição do Projeto Arte do Paço 2022 recebe a exposição das obras do grupo Urban Sketchers CG. Contudo, que pertence à Prefeitura de Campo Grande. Além disso, o tema da mostra é a Cidade Morena em si, sob a ótica do coletivo de artistas. Aliás, o trabalho ficará no segundo andar do Paço Municipal, até o dia 18 de maio. A visitação é gratuita.

Assim, o projeto traz uma exposição por mês. E ainda mais, é assinada por pintores de Campo Grande. Assim, o coletivo de artistas é um conjunto de profissionais e estudantes de diversos segmentos. Há os mais variados perfis. Eles se reúnem para fazer desenhos de pontos turísticos, por exemplo. Bem como de situações cotidianas da cidade. Aliás, a essência das obras está na maneira como são feitas. Sempre ao ar livre. O trabalho, constantemente, utiliza diferentes técnicas e materiais.

De acordo com uma das coordenadoras do Urban Sketchers na Capital, Bia Meneghini, o conceito surgiu nos Estados Unidos, por meio do jornalista espanhol Gabriel Campanario. Percebendo o grande número de pessoas que compartilhavam desenhos de locações na internet, ele criou em 2008 o blog Urbansketchers.org com o objetivo de reunir entusiastas da atividade.

Urban Sketchers – 52 grupos espalhados por todo o país

No Brasil, o Urban Sketchers existe há 10 anos e conta com 52 grupos espalhados por todo o país. “A gente precisa seguir as normas do movimento. São desenhos de observação, então a gente tem que ir nos locais e [consequentemente] quem conhece o monumento acaba aprendendo sobre ele. Esse é o manifesto do projeto, e depois nós postamos os desenhos nas redes sociais”, explicou Bia.

Além da arquiteta Bia Meneghini, o grupo na capital sul-mato-grossense tem a coordenação de Júlia Leika, Márcia Ribeiro e Roberto Araújo. Em três anos de atividades, promoveram-se 46 encontros, que costumam ter a participação de aproximadamente 65 artistas urbanos.

A secretária adjunta da Sectur, Clarice Benites, destaca que o projeto ajuda a valorizar os talentos da terra e facilita esse contato entre os artistas e a população. “E o tema dos desenhos ressalta as belezas da nossa cidade, que às vezes passam despercebidas no dia a dia, mas ganham vida no papel”, disse Clarice.

A prefeita Adriane Lopes também participou da abertura da exposição e recebeu dos coordenadores do Urban Sketchers CG uma cópia do livro “Sketchers do Brasil – Série Mato Grosso do Sul”, uma coletânea de trabalhos dos artistas, que teve seu lançamento oficial em um evento na Plataforma Cultural, em outubro do ano passado.

Grupo realiza no Marco desenhos a partir de paisagens locais neste domingo – Fundação de Cultura

São 24 expositores diferentes

Para o projeto Arte no Paço a seleção resultou em obras de 24 expositores diferentes. Elas podem ser admiradas de segunda a sexta-feira, de 8h até as 18h. Desse modo, todos os quadros estão à venda e podem ser adquiridos no local. Mas vale ressaltar que sua liberação só se dará, após o término da exposição, que vai até o dia 18 de maio.

O prédio do Paço Municipal está localizado na Avenida Afonso Pena, 3.297, no Centro. A entrada é gratuita.