Você está visualizando atualmente Coleta de vidro e logística reversa atinge novo patamar em MS
Graças à redução do ICMS promovida pelo Governo, ficou mais atrativo para fazer a coleta do vidro

Coleta de vidro e logística reversa atinge novo patamar em MS

Reduziu de 12% para 1% a alíquota do ICMS sobre operações interestaduais envolvendo o vidro para ser reciclado, como garrafas e outras embalagens

O Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Mato Grosso do Sul (SisRev-MS) passa a um novo patamar com a implantação de uma área em Campo Grande. Isso para o recebimento da coleta de embalagens de vidro. A coleta viabilizou-se graças à ação do Governo do Estado. Desse modo, reduziu-se de 12% para 1% a alíquota do ICMS sobre operações interestaduais envolvendo o vidro para ser reciclado, como garrafas e outras embalagens. O sistema é administrado pela empresa Berpram Reciclagem e Preservação Ambiental.

Ficou mais atrativo para fazer a coleta do vidro

“Graças à redução do ICMS promovida pelo Governo, ficou mais atrativo para fazer a coleta do vidro. Vamos trabalhar, dessa maneira, junto a bares e restaurantes, residenciais, shoppings, armazenar o vidro em nossa empresa. Será, portanto, triturado e enviado para São Paulo”, comentou o empresário Fabricio Berton, proprietário da Berpram.

A empresa conta, portanto, com 200 funcionários e tem capacidade inicial de armazenamento de 300 toneladas de vidro. De acordo com a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), essas fábricas localizam-se em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.

Plano Estadual de Resíduos Sólidos e o Sisrev

O secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, ressaltou que o início das atividades de coleta de vidro é uma extremamente importante. Consolida-se, dessa maneira, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e o Sisrev.

“Implantamos há 3 anos. Hoje, somos referência nacional na logística reversa de embalagens em geral. Mais de 4 mil empresas, que geram, portanto, resíduos em Mato Grosso do Sul. Cadastradas em nosso sistema.”.

O lançamento da área destinada ao recebimento de embalagens de vidro  realizou-se dia 9. Contou, portanto, com a presença de Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Bem como, do empresário Fabricio Berton, proprietário da Berpram, do prefeito Marquinhos Trad, da Gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul, Sara Nogueira e do promotor de justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet.

O que é Logística Reversa?

O termo “reverso” já dá uma dica: é a rota contrária da logística convencional. Ou seja, é o transporte dos produtos nas mãos dos clientes de volta para a empresa.

Logística Reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou Descarte Ecológico de materiais e a preservação ao meio ambiente.

Fabricantes e também comerciantes de produtos como geladeiraspilhascomputadores, entre outros, segundo a Lei 12.305/10, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos são responsáveis pela destinação final dos resíduos industriais. Então, sempre que você vê produtos em beiras de estradas e rios, entenda que alguma empresa está falhando em sua logística reversa.