A reunião para discutir as relações entre Brasil e UE ocorreu em Bruxelas, junto com a CNA e a FPA
No segundo dia de missão à Europa (28), a CNA e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participaram de reuniões para discutir relações com o embaixador do Brasil junto à União Europeia (UE), Pedro Miguel da Costa e Silva, e com o Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica).
Fazem parte da missão:
- o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente do Sistema Farsul (RS), Gedeão Pereira;
- o presidente da Famasul (MS) e membro titular do Conselho Deliberativo da ApexBrasil, Marcelo Bertoni;
- a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori;
- o diretor técnico, Bruno Lucchi;
- o deputado federal Pedro Lupion
- e a senadora Tereza Cristina.
Assim, na embaixada brasileira, foi discutida a relação bilateral entre o Brasil e os países que compõem o bloco europeu, além dos desdobramentos do acordo Mercosul-UE e temas que impactam o agro.
Em seguida, a comitiva se reuniu com o presidente da Delegação para Relações com o Brasil do Parlamento Europeu, Hélder Souza Silva. Desse modo, no encontro, eles debateram o estreitamento das relações entre os parlamentares brasileiros e europeus.
Então, a CNA e a FPA reforçaram a importância de mostrar a realidade das propriedades rurais do Brasil, a tecnologia utilizada pelos produtores e a qualidade da produção. Também discutiram outros temas, como legislação ambiental e COP 30.
Outra agenda da missão (28), foi a reunião com o presidente do Comitê Internacional do Parlamento Europeu, Bernd Lange. O principal assunto foi o comércio bilateral e como o acordo Mercosul-UE e a Lei Antidesmatamento (EUDR) impactam a relação entre Brasil e União Europeia.
Por fim, a missão da CNA na Europa segue até sexta (31) e inclui reuniões e compromissos também em Paris. O grupo já se reuniu com diretores da FAO, em Roma. Assim, o objetivo da iniciativa é defender os interesses do produtor rural e mostrar a produção sustentável da agropecuária brasileira.
Fonte: CNA