China libera importações de frango brasileiro
A China anunciou nesta sexta-feira (7) que suspendeu a proibição de importações impostas ao frango brasileiro. A interdição havia ocorrido devido devido ao surto de gripe aviária.
A Administração Geral de Alfândegas chinesa comunicou a retomada das importações. Ainda assim, não especificou quais produtos estarão incluídos na retomada até a última atualização desta reportagem.
A compra de frango brasileiro pela China, principalmente o maior importador da ave do Brasil, havia sido suspensa em 16 de maio. Isso ocorreu após o país detectar o primeiro e único caso de gripe aviária em uma granja comercial, localizada em Montenegro (RS).
O Brasil é o maior exportador de frangos do mundo e exporta o produto para 151 países. A China é o principal comprador, e, só em 2024, importou mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro.
No fim de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para fazer uma auditoria com o objetivo de comprovar que o Brasil estava livre da gripe aviária.
O Brasil declarou-se livre de gripe aviária no dia 18 de junho, após 28 dias sem registrar novos casos em granjas, conforme informou o Ministério da Agricultura.
A contagem do prazo começou em 22 de maio, após a desinfecção da granja de Montenegro (RS). O foco da doença em aves comerciais ocorreu em maio naquela granja.
Na ocasião, o governo brasileiro comunicou o novo status à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Além disso, notificou os países que compram frango brasileiro.
As exportações brasileiras vêm crescendo desde 2018, quando o volume atingiu 4,1 milhões de toneladas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).



