Você está visualizando atualmente CHAPADÃO DO SUL: Paço Municipal recebe visita inusitada de anta
a Prefeitura Municipal pede à população e aos condutores de veículos, que trafeguem com cuidado, e ao encontrar com a anta

CHAPADÃO DO SUL: Paço Municipal recebe visita inusitada de anta

Maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta é um animal icônico da fauna brasileira

Na madrugada do dia 21 de agosto, uma anta (animal silvestre) esteve no pátio do Paço Municipal de Chapadão do Sul-MS. Assim, o registro foi feito pelo servidor público o Senhor Elpidio Evidio Zimmer, que observou e aguardou pacientemente o animal sair do local.

O município de Chapadão do Sul está localizado em uma região rica em fauna e flora, com muitos animais silvestres na Reserva do Cerrado. Com isso, a Prefeitura Municipal pede à população e aos condutores de veículos, que trafeguem com cuidado, e ao encontrar com um animal silvestre permita-o que realize seu destino sem causar nenhum estresse ao animal ou entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar – 7° SGBM/Ind pelo número (67) 3562-8600.

Sendo assim, vale ainda lembrar que a frente ao novo Paço Municipal também tem lindas araras Canindé , para as quais foi construído um ninho.

 Anta além do Paço Municipal

Maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta é um animal icônico da fauna brasileira. Antas estão espalhadas em diferentes cantos do mundo. Aliás, existem cinco espécies de antas no mundo: uma na Ásia, uma na América Central e três na América do Sul. A única fácil de se ver é a anta brasileira, no Pantanal. Assim, as antas têm sido chamadas de “jardineiras da floresta” pela sua importância ecológica como dispersoras de sementes das frutas que se alimentam.

Vivem em áreas densas, sempre próximas de rios e lagos. Portanto, são solitárias e têm hábitos noturnos, descansando de dia. Assim também, são Excelentes nadadoras, podendo atravessar rios grandes sem muitos problemas.

São herbívoras, alimentando-se de frutas e de uma grande diversidade de plantas, flores, folhas, cascas e até galhos, o que em uma floresta tropical ajuda a evitar um grande acúmulo de toxinas de uma única planta. Usam o olfato para encontrar e identificar alimentos, passando seus focinhos sobre qualquer alimento antes de comer.

Fonte: PM de Chapadão do Sul