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A concessão também inclui mais dois aeroportos de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Ponta Porã e Corumbá

CG: Tribunal de Contas da União autoriza concessão de aeroporto

Os terminais serão leiloados entre a primeira e segunda semana de agosto

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou (1), a concessão do aeroporto de Campo Grande. Sendo assim, a medida possibilita a realização do 7º leilão de aeroportos no País, e viabiliza a privatização.

Aliás a concessão também inclui mais dois aeroportos de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Ponta Porã e Corumbá.

A previsão, de acordo com o documento, é de que o leilão seja feito na primeira ou segunda semana de agosto. Dessa forma, a licitação será em três blocos e pretende atrair R$ 7,3 bilhões  em investimentos.

O bloco em que Campo Grande está inserido é o SP/MS/PA/MG, liderado pelo aeroporto de congonhas e seguido por mais dez terminais do Brasil.

Além disso, até que a empresa ganhadora não seja escolhida, quem comandará os aeroportos é a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Vital do Rêgo, ministro do Tribunal de Contas da União,  que votou contra a privatização da Eletrobras, elogiou o andamento do processo da 7ª rodada no TCU.

“Temos que falar quando ele é bem feito, hoje é uma sessão em que não vamos ter muito trabalho porque a secretaria de aviação civil e o ministério da infraestrutura a cada rodada de concessões vem melhorando o padrão desse subsídio cruzado”, pontuou.

No entanto, Vital sugeriu a realização de auditoria pelo TCU para monitoramento dos serviços dos aeroportos repassados à iniciativa privada.

Concessão do Aeroporto

Enquanto a concessão não ocorre, o Aeroporto Internacional de Campo Grande segue sem previsão para o término das obras.

Mas o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Wilson Brandt Filho, relatou que ainda são necessários ajustes para a conclusão das obras que começaram em outubro de 2019.

Ao custo de R$ 39,9 milhões, a reforma teve financiamento de recursos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

“Não tem uma data certa para as obras terminarem, estamos fazendo uma série de trabalhos que devem demandar, pelo menos, 90 a 120 dias. Certamente tivemos muitos problemas com fornecedores, e ainda é necessário que uma terceira esteira chegue para a área do desembarque. Precisamos concluir a parte de trânsito no estacionamento também, mas são detalhes que não afetam a operação”, salientou.

Aeroportos inclusos na concessão

  • Campo Grande (MS),
  • Corumbá (MS),
  • Ponta Porã (MS),
  • Santarém (PA),
  • Marabá (PA),
  • Carajás (PA),
  • Altamira (PA),
  • Uberlândia (MG),
  • Uberaba (MG),
  • Montes Claros (MG),
  • Campo de Marte (SP),
  • Jacarepaguá (RJ),
  • Belém (PA),
  • Macapá (AP).

Fonte: Agencia Brasil