Você está visualizando atualmente Cemitério Municipal de Naviraí está sendo preparado para o Dia de Finados
Cemitério Municipal de Naviraí, está em processo de preparação para receber os parentes dos falecidos no próximo sábado (2), Dia de Finados. Foto: Prefeitura de Naviraí

Cemitério Municipal de Naviraí está sendo preparado para o Dia de Finados

Entenda sobre o Dia de Finados

O Cemitério Municipal José Cândido de Castro, em Naviraí, está sendo preparado para receber visitantes no próximo sábado, Dia de Finados. Este dia é um momento especial para aqueles que desejam prestar suas homenagens e recordar os entes queridos que já partiram. A administração municipal, através da Gerência de Serviços Públicos, está promovendo uma série de ações para garantir que o cemitério esteja em condições adequadas para acolher os visitantes.

Veja como está sendo a preparação do Cemitério de Naviraí para o Dia de Finados

Durante esta semana, até a próxima sexta-feira (01/11), servidores da Prefeitura de Naviraí e familiares de pessoas sepultadas no cemitério estão dedicando seus esforços à limpeza e manutenção dos túmulos. Essa mobilização é fundamental para criar um ambiente respeitoso e acolhedor. Onde as pessoas possam se lembrar e celebrar a vida de seus entes queridos de forma digna. Com nosso trabalho em conjunto, honramos a memória dos falecidos, celebrando este dia com respeito e amor.

Significado do Feriado de Finados

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório, passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Assim, desde o Império Romano, há o costume de se rezar pelos mortos, e houve uma pessoa responsável por instituir a data específica dedicada à essas almas. Ele foi o abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030.

O professor Luiz Eduardo de Lacerda Abreu, do Departamento de Antropologia (DAN) da UnB, afirma que em todas as sociedades a morte, o corpo e o luto são tratados por meio de rituais. A razão disso são as propriedades destes. “Os rituais são uma forma de comunicação: eles não apenas dizem algo, como também dialogam com as crenças sobre a morte e os mortos”, diz o antropólogo.

Atualmente a data reúne milhares de pessoas para irem até os cemitérios para entregar flores em memória dos que se foram. Contudo, até mesmo velas e orações como homenagem.

Fonte: Prefeitura de Naviraí