Você está visualizando atualmente CEDIP REVITALIZADO: Benefício para 3 mil pacientes e servidores de Campo Grande
A população de Campo Grande passa a contar com um Centro Especializado em Doenças Infectoparasitárias (Cedip) totalmente revitalizado

CEDIP REVITALIZADO: Benefício para 3 mil pacientes e servidores de Campo Grande

Melhores condições aos usuários e servidores

A população de Campo Grande passa a contar com um Centro Especializado em Doenças Infectoparasitárias (Cedip) totalmente revitalizado. Tudo isso, através da parceria com o Projeto “A Hora é agora”, proporcionando, dessa forma, melhores condições de trabalho aos servidores. Beneficiando, assim, os mais de 3 mil pacientes que tem atendimento no local. Aliás, a cerimônia de entrega da obra que deixou o Cedip revitalizado e aconteceu na manhã desta quarta (22). O evento reuniu autoridades e representantes de instituições parceiras.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da manutenção. Bem como do bom funcionamento dos equipamentos públicos. Especialmente das unidades de saúde, para que o usuário possa se sentir melhor acolhido. “Com esta revitalização nós iremos dar condições mais adequadas para que o usuário tenha seu atendimento e, consequentemente, para os servidores trabalharem. A melhoria na ambiência reflete diretamente na qualidade da assistência prestada à população”, destacou.

Nos últimos cinco anos, mais de 40 unidades básicas e de saúde da família foram reformadas e nove novas unidades foram inauguradas nas sete regiões do Município. A previsão é de que outras duas novas unidades tenham inauguração ainda este ano nos bairros Santa Emília e Jardim Presidente.

“Estamos trabalhando para assegurar que a população campo-grandense tenha uma saúde de mais qualidade. E que ainda mais, encontre nestes locais condições mais adequadas para receber atendimento. Existem estruturas de mais de 20, 30 anos que nunca haviam recebido ao menos uma manutenção.  Com planejamento e empenho certamente iremos avançar ainda mais”, comentou.

No planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para os próximos dois anos está prevista ainda a reforma e ampliação das seis unidades de pronto atendimento (UPAs) e dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs) e de outras 20 unidades básicas.

O Cedip contará com suporte laboratorial de forma rápida

O Cedip é  composto por três unidades de saúde. Serviço Ambulatorial Especializado. Atendimento Domiciliar Terapêutico. E o Hospital Dia. A nível ambulatorial oferta consultas especializadas em infectologia adulto e pediatria. Sendo referência para o Estado de Mato Grosso do Sul, além de consultas em ginecologia, exames de ultrassonografia, pequena cirurgia, e atendimento com equipe multiprofissional. No Hospital Dia oferta atendimento médico especializado e internação dia.

Com a entrada do projeto A Hora é Agora, o Cedip, agora revitalizado, contará com suporte laboratorial de forma rápida e direcionada. E além disso, com o  apoio de médicos e linkadores (vinculadores). Sobretudo, para acompanhar a PVHIV – pessoa vivendo com HIV com o foco no manejo das doenças avançadas. Por meio da vinculação e retenção desse usuário ao serviço de saúde. Objetivando, dessa forma, a estabilização clínica. E consequentemente, a supressão viral (carga viral indetectável). Ou seja, a pessoa em tratamento para o HIV com carga viral indetectável há mais de 6 (seis) meses. Pois, dessa forma, não transmite mais o vírus.

Linkadores vinculam os usuários ao serviço de saúde

Os Linkadores utilizam smartphones para o contato com os usuários. A fim de auxiliá-los em suas dúvidas, necessidades e dificuldades. Bem como, em fazer busca ativa de pessoas que abandonaram o tratamento de HIV. Agendando, desse modo, uma consulta médica com o objetivo de vinculá-los ao serviço de saúde.

Os médicos contratados pelo projeto darão suporte à equipe do Cedip em atendimentos prioritários.

O projeto “A Hora é Agora” está inserido no acordo de cooperação firmado entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Bem como, com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). E ainda mais, com o Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde. Como também, com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). E por último, com a Prefeitura de Campo Grande. Sobretudo, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Sesau).

O município de Campo Grande já conta com ações do projeto no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento desde setembro/2019. E agora terá extensão de suas ações também no CEDIP. Haja vista sermos um dos municípios prioritários para o Ministério da Saúde. Contudo, no enfrentamento da epidemia do HIV/Aids e outras IST.