Os cartórios eleitorais de Mato Grosso do Sul e também as centrais de atendimento ao eleitor já estão atendendo a população em horários especiais
Os cartórios eleitorais de Mato Grosso do Sul estarão aberto, por determinação de portaria da corte eleitoral, das 8h até às 19h. O horário de atendimento especial, que segue até o dia 4 de maio (exceto nos dias 30 de abril e 1º de maio).
Vale lembrar que o atendimento continua sendo prioritário pela Internet, por meio do TítuloNet. Entretanto, com o atendimento presencial destinado aos que não tem acesso à internet. Ou que tenham dificuldades com o uso da tecnologia.
A determinação consta na Portaria 151/2022, assinada na última quarta-feira (20), pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). Desembargador Paschoal Carmello Leandro.
A medida, segundo a assessoria, leva em conta a maior demanda pelo atendimento presencial nas Centrais de Atendimento, Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento ao Eleitor.
Quem pode votar?
De acordo com a Constituição Federal, o voto no país é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Por outro lado, o voto não é obrigatório para os jovens com 16 e 17 anos. Para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. Além disso, vale destacar que, quem completa 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, também poderá votar.
Ao votar, o cidadão pode ajudar a mudar o futuro da nação e, por isso, exercer esse direito é muito importante. Mais do que votar para eleger candidatas e candidatos, cada eleição é uma oportunidade única de exercer a cidadania e de ajudar a fortalecer a democracia brasileira. Afinal, é por meio dela que o poder do povo se manifesta.