No momento, você está visualizando CARAVANA DA CASTRAÇÃO: 2ª etapa atende 9,6 mil animais e avança para Grande Dourados e Cone Sul
Caravana da Castração encerrou segunda etapa em MS, com 9.621 cães e gatos castrados, microchipados e medicados Foto: Secom/Gov.br

CARAVANA DA CASTRAÇÃO: 2ª etapa atende 9,6 mil animais e avança para Grande Dourados e Cone Sul

Caravana da Castração encerrou segunda etapa em MS

A Caravana da Castração, executada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), encerrou a segunda etapa do programa no Estado de MS, com 9.621 cães e gatos castrados, microchipados e medicados em diversas cidades sul-mato-grossenses.

Integrando o Programa MS Vida Animal, o projeto tem como meta inicial 20 mil procedimentos em 45 municípios até abril de 2026, consolidando-se como uma política pública permanente de cuidado, responsabilidade e controle populacional. Até o momento, a plataforma digital SigPet, responsável pelos cadastros e agendamentos das castrações, já ultrapassou 19 mil registros de tutores e animais em todo o estado.

Interiorização e impacto direto na vida da população

Entre 22 de agosto e 6 de outubro, a segunda etapa da Caravana da Castração percorreu 14 municípios de MS levando atendimento gratuito, estrutura técnica, medicamentos e microchipagem. As cidades contempladas foram: Inocência, Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Taquarussu, Batayporã e Novo Horizonte do Sul.

Compromisso do Governo com o bem-estar animal

Para o titular da Setesc, Marcelo Miranda, o avanço do programa reflete a prioridade do Governo do Estado em políticas públicas de proteção e bem-estar animal. “A Caravana da Castração representa uma política pública estruturada, bem como ela é sensível e transformadora. Ela leva dignidade aos animais. Do mesmo modo, alivia a sobrecarga das prefeituras. Ainda mais, contribui diretamente com a saúde única: animal, humana e ambiental. Sobretudo, seguiremos expandindo esse trabalho. Portanto, agiremos com responsabilidade e compromisso com a vida. Analogamente, isso ocorrerá em todas as regiões de Mato Grosso do Sul”, destaca o secretário.

O superintendente Carlos Eduardo Rodrigues enfatiza o balanço da segunda etapa, visto que este balanço impacta diretamente na saúde pública. Além disso, ele afeta a qualidade de vida dos municípios atendidos. “Foram 24 municípios contemplados até agora. Houve a adesão total das prefeituras e das equipes locais. Isto é, eles atenderam o projeto como um instrumento de saúde pública. Tal qual, viram-no como um instrumento de responsabilidade social. Decerto, o impacto é direto. Em outras palavras, reduzimos o número de animais de rua. Não apenas prevenimos zoonoses, como também fortalecemos o vínculo entre o poder público e a população.  É uma transformação silenciosa, mas profunda, na forma como o Estado cuida da vida acima de tudo”, afirma Carlos.

Etapa trouxe desafios importantes

Segundo o superintendente, apesar dos resultados expressivos, a etapa trouxe desafios importantes, especialmente na logística e na conscientização da população. “Os maiores desafios dessa etapa foram os logísticos, especialmente pela extensão territorial e pelas condições climáticas de alguns municípios, além da necessidade constante de sensibilização da população sobre os cuidados pré e pós-operatório”.

“Foi um período de aprendizado e aprimoramento da gestão, com aperfeiçoamento dos fluxos de agendamento, triagem e desenvolvimento via SigPet, tornando o sistema ainda mais eficiente e acessível. Cada desafio nos fez evoluir e hoje temos uma caravana muito mais estruturada, integrada e preparada para atender com a qualidade que a população merece”, completa.

Terceira etapa: mais municípios e estrutura reforçada

Com o ciclo da segunda região concluído, a Caravana da Castração inicia agora em outubro sua terceira etapa, contemplando a Grande Dourados e os municípios do Cone Sul. A nova fase será a maior já realizada desde o início do programa, com reforço técnico, ampliação das equipes veterinárias e manutenção dos protocolos de segurança e bem-estar animal.

“A expectativa é ultrapassarmos ainda este ano a meta de 10 mil animais, já que estamos próximos de alcançar esse número. Até abril de 2026, atingiremos o objetivo estadual de 20 mil castrações, garantindo sobretudo atendimento digno, medicação e microchipagem para milhares de animais. Castrar é um ato de amor e também de responsabilidade pública”, finaliza Carlos Eduardo.

A Caravana da Castração terá sua terceira região. Ela contemplará mais 20 cidades até 16 de dezembro. Primeiramente, a lista inclui Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Maracaju. Além disso, estão Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina e Ponta Porã. Juntamente com elas, participam Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Ivinhema. Assim também, serão contempladas Deodápolis, Caarapó, Itaquiraí e Paranhos. Por último, a Caravana visitará Japorã, Iguatemi, Jateí, Laguna Carapã e Vicentina.

O serviço é agendado exclusivamente pelo site oficial da ferramenta digital: www.sigpet.ms.gov.br.

Por fim, confira as datas de agendamento on-line e de atendimento:

Nova Alvorada do Sul: 8 a 9 de outubro (agendamento: 7 de outubro)

Rio Brilhante: 11 e 12 de outubro (agendamento: 10 de outubro)

Maracaju: 14 a 18 de outubro (agendamento: 13 de outubro)

Guia Lopes da Laguna: 20 e 21 de outubro (agendamento: 19 de outubro)

Itaporã: 23 e 24 de outubro (agendamento: 22 de outubro)

Douradina: 26 de outubro (agendamento: 25 de outubro)

Ponta Porã: 28 a 31 de outubro (agendamento: 27 de outubro)

Dourados: 3 a 12 de novembro (agendamento: 1 e 2 de novembro)

Fátima do Sul: 14 e 15 de novembro (agendamento: 13 de novembro)

Glória de Dourados: 17 de novembro (agendamento: 16 de novembro)

Ivinhema: 19 a 22 de novembro (agendamento: 18 de novembro)

Deodápolis: 24 de novembro (agendamento: 23 de novembro)

Caarapó: 26 a 29 de novembro (agendamento: 25 de novembro)

Itaquiraí: 1 e 2 de dezembro (agendamento: 30 de novembro)

Paranhos: 4 e 5 de dezembro (agendamento: 3 de dezembro)

Japorã: 8 de dezembro (agendamento: 6 e 7 de dezembro)

Iguatemi: 10 de dezembro (agendamento: 9 de dezembro)

Jateí: 12 de dezembro (agendamento: 11 de dezembro)

Laguna Carapã: 14 de dezembro (agendamento: 13 de dezembro)

Vicentina: 16 de dezembro (agendamento: 15 de dezembro)

Fonte: Secom/Gov.br