Governo de MS, ofereceu vacinação no estilo drive-thru para os Campo-grandenses se protegerem contra a Influenza, confira
“Dados científicos comprovam e não há questionamento quanto à eficácia das vacinas, que fazem parte da nossa vida desde a infância. É necessário se vacinar contra a Influenza para evitar os problemas e complicações por gripe ou outras doenças respiratórias. É importante quando o governo cuida da população e se preocupa em disponibilizar essa vacinação por drive-thru para facilitar quem tem dificuldade de mobilidade”. Ao decorrer do texto, veja como foi a vacinação dos Campo-grandenses no combate a influenza.
Foi com esse sentimento de bem-estar coletivo que a pedagoga aposentada, Zélia Aparecida dos Santos, de 64 anos, compareceu levando a mãe, Leda, de 87 anos, e o pai, Francisco dos Santos, de 93 anos, ao drive-thru de vacinação lançado semana passada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), para intensificar a imunização contra a Influenza em Campo Grande.
Servidor público aposentado, Francisco Assis dos Santos tem sido um participante ativo dos programas de vacinação e expressou sua satisfação com os resultados.
Campo-grandenses aderem ao drive da vacinação e impulsionam imunização contra a Influenza, veja mais detalhes a seguir sobre
“Tomo a vacina contra Influenza há muito tempo e sinto que ela me faz muito bem. Até agora, não tive nenhum problema ou efeito colateral. Essa ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, em nos vacinar é muito importante e positiva”. Opinião também compartilhada pela sua esposa, dona Leda dos Santos.
“Acredito muito na importância da vacina contra a gripe. Tomo todo ano, há muitos anos. A vacina ajuda a prevenir a gripe. Às vezes, ainda pego um resfriado, mas os sintomas são bem mais leves. É uma proteção importante. Por isso, faço questão de me vacinar todo ano. É bom saber que a gente se protege e protege a nossa família”, enfatiza.
No primeiro dia da ação, 360 doses foram aplicadas em integrantes do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Desse modo, a vacinação é destinada a idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros públicos prioritários. Sobretudo, a iniciativa conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que apoia a logística da campanha.
Durante a campanha de vacinação promovida pela SES, o casal Francisco de Souza e Elizete Grance, moradores do bairro Nova Bandeirantes, também afirmaram que estão engajados na imunização contra a Influenza.
“É para se prevenir contra gripe ou de uma doença pulmonar mais forte, aí tem que tomar vacina para se precaver”, disse Francisco, corretor de imóveis, que se vacina todos os anos e afirma nunca ter tido problemas com a gripe.
Professora da educação infantil, Elizete Grance, reforça que é importante vacinar quem trabalha com crianças
Professora da educação infantil, Elizete Grance também ressalta a importância da vacinação, especialmente para quem trabalha em contato direto com crianças. “Faço parte do grupo prioritário e sempre que abre a vacina eu sou uma das primeiras a tomar”, afirma.
Elizete explica que a vacinação ajuda a reduzir a gravidade dos sintomas da gripe, o que é fundamental para quem passa 40 horas por semana em sala de aula com crianças pequenas. “Sempre me preocupo em estar tomando porque caso tenha uma gripe, um resfriado, as consequências vão ser menos graves do que os que não estão vacinados”, completa.
O engajamento da população evidencia a importância da vacinação como medida de proteção individual e coletiva contra a influenza. Contudo, a vacinação é fundamental para prevenir complicações graves da doença, especialmente em grupos de risco como idosos, crianças e profissionais da educação.
O drive de vacinação segue em funcionamento até o dia 17 de abril, no Quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho, em Campo Grande. Todavia, o horário de atendimento de segunda a sexta-feira será das 18h às 22h; e aos sábados e domingos em dois períodos: das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Além da iniciativa na Capital, o Governo do Estado garantiu o envio de 524 mil doses recebidas do Ministério da Saúde para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Contudo, assegurando o abastecimento e o avanço da campanha de imunização em todo o território estadual.
Serviço
Drive de Vacinação
Local
Quartel do Corpo de Bombeiros, Rua 14 de Julho n. º 1.502.
Período
02/04 a 17/04
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta (18:00 as 22:00) e Sábado e Domingo: (07:00 as 11:00 e 13:00 as 17:00)
Público-alvo
Além dos grupos prioritários já previstos no Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, a estratégia de vacinação também inclui os seguintes públicos:
Por fim, trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos Correios; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Fonte: Gov.MS