Nesta sexta-feira (29) acontece a 33ª Noite da Poesia, tradicional evento literário realizado pela União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE MS) e pela Prefeitura de Campo Grande, por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O evento acontece de forma híbrida: presencialmente na Esplanada Cultural e ao vivo pelo canal do Youtube da Sectur, que pode ser acessado aqui.
Contando com todas as normas de biossegurança, este ano o evento inclui a apresentação do Quarteto de Cordas do maestro Eduardo Martinelli, além de performances de seis declamadores dos poemas vencedores em concurso nacional de poesias.
A grande atração da noite é a palestra de Maria Gessy de Sales, “Reflexões sobre o fazer poético a partir da poesia de Manoel de Barros”. Cearense de nascimento, mas campo-grandense de coração, Maria Gessy de Sales tem um vínculo muito forte com Campo Grande.
33ª Noite da Poesia – Sobre a palestrante
Especializou-se em Literatura Infanto-Juvenil pela UFRJ e roteiro para TV e cinema. É professora de Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa, Roteirista de TV, Cinema e Teatro,
Autora, Produtora executiva e diretora de documentários artísticos, culturais e literários.
Serviço – A Plataforma Cultural está localizada na Av. Calógeras, 3065.
Sobre a União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE MS)
O nascimento da UBE em MS é a soma dos anseios dos escritores em se unirem em classe. Segundo o poeta Guimarães Rocha, o movimento que a antecedeu foi o MEI (Movimento dos Escritores Independentes) que aglutinava escritores de Campo Grande e alguns de outras cidades do Estado. Grupos se reuniam nas residências, ou bares, para declamação de poesias e mostra de seus textos. Assim nasceu a UBE de MS.
A principal atividade da UBE-MS durante o ano é o concurso literário “Noite Nacional da Poesia”, que premia em dinheiro os três melhores poemas por seu mérito literário e também os três melhores declamadores.
O evento é patrocinado financeiramente pela Prefeitura de Campo Grande, com gestões da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, e foi institucionalizado desde 1989 por Decreto Municipal, valorizando a cultura do Município. Isso torna possível o convite a escritores nacionais que já se fizeram presentes, como Adélia Prado, Nélida Pinhõn, Thiago de Mello, Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Rubem Alves, Affonso Romano de Sant’Ana, Thiago de Melo, Arnaldo Antunes e outros.