No momento, você está visualizando HOJE: Fórum Sul-Americano discute avanços e oportunidades da Rota Bioceânica na Câmara de CG
Campo Grande sedia Fórum de Integração da Rota Bioceânica. Evento conta com apoio do CRCMS, da OAB/MS e da Câmara de CG Foto: CM CG

HOJE: Fórum Sul-Americano discute avanços e oportunidades da Rota Bioceânica na Câmara de CG

Campo Grande sedia Fórum de Integração da Rota Bioceânica

A Câmara Municipal de Campo Grande sedia a abertura do Fórum Sul-Americano de Integração da Rota Bioceânica, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRCMS), com apoio da OAB/MS e da própria Casa de Leis. O evento segue até esta sexta-feira (31) e reúne autoridades e representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Com o tema “Unindo Fronteiras, Integrando Saberes, Movendo Economias: Impactos e Oportunidades na Gestão de Negócios”, o Fórum tem como objetivo discutir os avanços e desafios da integração entre os países envolvidos na Rota Bioceânica, projeto estratégico que deve ampliar as relações comerciais e fortalecer o desenvolvimento regional.

Protagonismo do Legislativo de Campo Grande nos debates sobre o tema

A escolha da Câmara Municipal como sede reforça, acima de tudo, o protagonismo do Legislativo de Campo Grande nos debates sobre o tema. Além disso, a Casa de Leis mantém uma Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica. Essa Frente acompanha, de forma técnica e permanente, os impactos do projeto na economia local e estadual.

Representando o Legislativo municipal, o vereador Ronilço Guerreiro, coordenador da Frente Parlamentar da Rota Bioceânica, defendeu que Campo Grande deve se preparar. Ou seja, não ser somente um ponto de passagem, mas algo mais significativo. Nesse sentido, o vereador destacou a importância de preparar a cidade para ser referência e fortalecer o desenvolvimento local.

Estrutura para que a Rota Bioceânica seja algo inovador

“Campo Grande está preparando uma estrutura para que a Rota Bioceânica seja algo inovador. Queremos saber quantas indústrias virão pra cá, quantos empregos serão gerados. Essa é uma rota de desenvolvimento e de oportunidades, e precisamos provocar o empreendedorismo, a cultura e fomentar o turismo. Não queremos apenas ser passagem de uma rota, mas uma referência”, afirmou Ronilço.

Durante a abertura, o presidente do CRC/MS, Otacílio Nunes, destacou a importância do evento porque é um espaço de articulação entre diferentes setores. “É um encontro relevante que reúne autoridades, empresários, acadêmicos e representantes de entidades situadas no contexto da integração Sul-Americana. A Rota Bioceânica é um dos processos estratégicos mais promissores para o futuro do nosso continente. Que seja um espaço de diálogo produtivo e de construção coletiva, pois fortalece o protagonismo regional”, afirmou Otacílio.

A presidente da Comissão Especial de Direito e Integração da Rota Bioceânica da OAB/MS, Bianca Braga Medeiros, ressaltou o papel do Direito. “Esse Fórum representa o papel estratégico do Corredor de Capricórnio. A OAB/MS tem acompanhado com entusiasmo e senso de responsabilidade esse processo histórico”, ressaltou Bianca.

“Entendemos que o Direito é elemento essencial de integração. Além disso, fornece segurança jurídica e assegura que o desenvolvimento econômico acompanhe proteção aos direitos humanos, sustentabilidade e inclusão social”, pontuou.

O Fórum segue com painéis e palestras sobre impactos fiscais, oportunidades de negócios, aspectos aduaneiros, harmonização contábil e integração internacional. Sobretudo, o foco é fortalecer práticas de gestão e promover o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas.

O público do Fórum é composto por profissionais da contabilidade, empresários, gestores públicos, estudantes e representantes de instituições ligadas ao comércio exterior e ao desenvolvimento regional.

Fonte: CM CG