No momento, você está visualizando Raiva avança e 454 morcegos são recolhidos em Campo Grande
Campo Grande registra casos de raiva entre morcegos. É fundamental que a população mantenha a vacinação dos animais domésticos em dia Foto: CCZ

Raiva avança e 454 morcegos são recolhidos em Campo Grande

Campo Grande registra casos de raiva entre morcegos

Campo Grande vive um avanço silencioso de raiva entre morcegos. Em apenas seis meses, a cidade já soma 454 animais recolhidos com suspeita da doença, número que se aproxima rapidamente do total de todo o ano passado, em que 582 morcegos foram capturados em 2024.

Além disso, os nove casos confirmados de raiva em 2025 já superam os seis registros de 2024 inteiro, conforme boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonozes).

Apesar de não configurar surto, o crescimento expressivo em um curto período acende o alerta para a vacinação de cães e gatos, principal barreira de proteção contra a transmissão do vírus da raiva para seres humanos.

A circulação do vírus entre morcegos é considerada endêmica, ou seja, ocorre de forma contínua na fauna urbana de Campo Grande.

No entanto, a velocidade com que os números de 2024 estão sendo ultrapassados em 2025 preocupa.

“É fundamental que a população mantenha a vacinação dos animais domésticos em dia. A raiva é uma doença 100% letal após o início dos sintomas”, reforça a Sesau.

O que fazer com morcegos caídos

A equipe recolhe a maioria dos morcegos com suspeita de raiva quando os encontra caídos ou em locais onde normalmente eles não estariam. Assim, aparecem em quintais e áreas residenciais, o que indica um sinal de comportamento atípico.

Nesses casos, a orientação é

  • Não tocar no animal, mesmo que pareça inofensivo;
  • Isolar o local, se possível;
  • Acionar o CCZ pelos telefones (67) 3313-5000; (67) 2020-1789; (67) 2020-1794 (plantão); (67) 99142-5701 (WhatsApp)

Campanha de vacinação

A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica 2025 terá início em agosto. Assim, haverá vacinação gratuita de cães e gatos por equipes da Sesau nos bairros. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses também realiza a vacinação durante todo o ano.

Atendimento no CCZ

  • Segunda a sexta: das 7h às 21h
  • Finais de semana e feriados: das 6h às 22h
    Vacinação gratuita, sem necessidade de agendamento.

Se houver mordida, arranhão ou contato direto com morcegos ou outros mamíferos, é essencial procurar imediatamente uma unidade de saúde 24 horas (UPA ou CRS) para avaliação médica e, se necessário, início da profilaxia antirrábica.

Fonte: g1