No momento, você está visualizando Céu carregado, mas tempo firme: capital fica sem chuva nesta quinta-feira
Campo Grande tem quinta-feira nublada e sem chuva. Temperaturas variam entre 21ºC e 32ºC. A noite também deve permanecer encoberta Foto: Reprodução

Céu carregado, mas tempo firme: capital fica sem chuva nesta quinta-feira

Campo Grande tem quinta-feira nublada e sem chuva

A quinta-feira (11) deve ser nublada em Mato Grosso do Sul, mas, apesar do céu carregado, Campo Grande deve permanecer sem chuva ao longo do dia. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém previsão de sol entre muitas nuvens, com períodos de céu totalmente nublado, mas sem registro de pancadas de chuva na capital.

Segundo o Instituto, as temperaturas variam entre 21ºC e 32ºC. A noite também deve permanecer nublada, mas a tendência é que a chuva não chegue à cidade neste primeiro momento, mesmo com o avanço de umidade pelo estado.

Instabilidades ganham força no interior

Enquanto Campo Grande mantém tempo abafado e nublado, outras regiões de Mato Grosso do Sul enfrentarão um cenário diferente. A combinação entre o intenso transporte de umidade e a área de baixa pressão deve favorecer a formação de instabilidades. Além disso, a passagem de cavados intensifica o cenário ao longo da tarde e da noite.

Há possibilidade de pancadas de chuva, rajadas de vento e descargas elétricas, principalmente no sul, sudoeste e faixa oeste do estado. O tempo instável deve continuar na sexta-feira (12), com previsão de novos episódios de chuva e tempestades nessas áreas.

Os meteorologistas apontam que as instabilidades serão mais fortes entre a tarde e a noite desta quinta. Além disso, elas podem avançar para outras regiões ao longo da madrugada e do início da sexta.

Sobre o Inmet

O INMET realiza o monitoramento contínuo das condições meteorológicas. Assim, coleta e interpreta dados sobre temperatura, umidade, ventos e precipitação para oferecer previsões precisas. Além disso, emite alertas oficiais quando identifica perigo potencial ou grande perigo para a população, colaborando com órgãos de defesa civil e autoridades locais.

O Instituto atua, ainda, em pesquisa aplicada. Nesse sentido, busca aprimorar os modelos de previsão, desenvolvendo estudos em parceria com outras instituições, como o INPE. Dessa forma, garante informações meteorológicas mais confiáveis e contribui para a segurança e o planejamento das atividades em todo o país, sobretudo em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Inmet