Serão duas turmas em horários diferentes, cada uma com 25 vagas
A Prefeitura de Campo Grande abre nesta sexta-feira (24), as inscrições para a primeira turma do ano para o curso de manipulação de alimentos, realizado gratuitamente pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Assim, o curso ensina as boas práticas de higiene e segurança alimentar, com abordagem em temas como a seleção de alimentos, o uso de utensílios, a limpeza e desinfecção e as normas de segurança para garantir alimentos seguros.
Serão duas turmas em horários diferentes, cada uma com 25 vagas. O curso de Manipulação de Alimentos, da P.M. de Campo Grande, está disponível para toda a população a partir dos 16 anos de idade. Desse modo, irá acontecer em datas diferentes. As aulas vão acontecer na sede da Vigilância Sanitária (ViSa) e serão ministradas no período matutino ou vespertino, de acordo com a escolha do candidato no ato da inscrição. Para aqueles candidatos que optarem realizar o curso pela manhã, as aulas acontecerão nos dias 6 e 7 de fevereiro. Já para os candidatos que optarem pelas aulas à tarde, deverá comparecer à sede da ViSa nos dias 10 e 11.
Nesse sentido, para se inscrever, o candidato deve acessar o site www.visaeduca.com entre 7h30 e 16h30. O curso tem duração de 9 horas/aula e só terá direito ao certificado quem concluí-lo com 100% de presença.
Assim, o cronograma de matrículas para o ano todo já está definido pela ViSa, acontecendo quase sempre no dia 25 de cada mês, com a programação da aula definida para o início do mês seguinte. O prédio onde acontecerá o curso fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 76, Vila Planalto.
Saiba mais
O Serviço de Educação Sanitária – SES é um dos serviços da Vigilância Sanitária Municipal de Campo Grande – MS, tendo entre seus objetivos:
- promover treinamentos e capacitações para os servidores e publico externo,
- organizar eventos,
- regular o treinamento em higiene na manipulação de alimentos no município de Campo Grande – MS,
Assim, de acordo com o que preconiza a Lei nº 3.643 de 1º de setembro de 1999 e Decreto 15.306, de 6 de Julho de 2022.
Sendo fundamental para controlar a contaminação dos alimentos, evitando a formação de bactérias, fungos, vírus e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos. Assim, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Por fim, também é responsável pela regulação dos certificados oriundos dos treinamentos particulares em higiene na manipulação de alimentos, pelos profissionais autônomos e empresas vinculadas
Fonte: P.M. Campo Grande