As vacinas V11 que serão disponibilizados inicialmente para ONGs e protetoras independente
A Prefeitura de Campo Grande lança nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação gratuita para cães com a vacina polivalente. A distribuição gratuita da vacina é um marco na gestão da saúde animal da cidade e serve de exemplo para outras capitais do país.
Dessa forma, 8 mil doses da vacina V11, que disponibilizados inicialmente para Ong´s e protetoras independentes, que fazem trabalho de acolhimento de animais abandonados ou que estavam em situação de maus-tratos.
Segundo a prefeitura, Campo Grande será a primeira capital do país a disponibilizar gratuitamente a vacina V11. “A vacinação é um passo fundamental para garantir o bem-estar dos cães, além de prevenir a disseminação de doenças que podem ser fatais”, diz Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea).
Importância da Vacina Polivalente
A vacina polivalente se destaca pela proteção contra a cinomose, uma das infecções virais mais graves que acometem os cães, principalmente filhotes. A doença provoca sintomas como febre, secreção ocular e nasal, além de problemas respiratórios, digestivos e neurológicos.
O tratamento para a cinomose é caro, com custos que variam de R$ 3.000 a R$ 10.000, e muitas vezes é ineficaz, especialmente em estágios avançados. Com a vacinação, esses riscos totalmente prevenidos.
Além da cinomose, a vacina polivalente também protege contra outras doenças graves que atingem os cães, como a parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. Sem tratamento adequado, essas enfermidades podem ser fatais ou deixar sequelas permanentes no animal.
Campo Grande vacina polivalente
A primeira etapa do calendário de vacinação para cães protege o animal contra 10 doenças diferentes, no caso da V10. A administração feita em três ou quatro doses, dependendo da raça e idade do pet. Assim, a imunização só fica completa após a última aplicação.
Fonte: pm campo grande