No momento, você está visualizando Na Capital, multivacinação começa com foco em doses atrasadas
Campo Grande inicia campanha de multivacinação. Ação segue até o dia 31 de outubro com destaque para o “Dia D", marcado para 18 de outubro Foto: Divulgação

Na Capital, multivacinação começa com foco em doses atrasadas

Campo Grande inicia campanha de multivacinação

A partir desta segunda-feira (6), Campo Grande dá início à campanha de multivacinação voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação e aplicar doses em atraso. A ação segue até o dia 31 de outubro, com destaque para o “Dia D” de mobilização nacional marcado para 18 de outubro, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para ampliar o acesso da população.

Durante a campanha, as equipes de imunização disponibilizarão todas as vacinas do calendário básico do PNI (Plano Nacional de Imunização) 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite, gripe, sarampo e COVID-19. Também haverá atenção especial ao resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.

Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos

Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV poderão procurar uma das 74 unidades de saúde. Além disso, aqueles que não completaram o esquema vacinal também devem se dirigir aos postos. Assim, poderão se proteger contra o vírus, que causa diferentes tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço.

A vacina contra o sarampo estará disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos. Inclui-se, ainda, a dose zero destinada a crianças de 6 a 11 meses. A ação reforça a proteção e, além disso, previne a reintrodução da doença. Isso é essencial em regiões de fronteira e para quem viaja a países com alta incidência.

A campanha também reforça a vacinação contra febre amarela, destinada a pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme o calendário do PNI

Para se vacinar, é necessário apresentar caderneta de vacinação e cartão do SUS. As vacinas serão aplicadas conforme a necessidade identificada pela equipe de saúde.

Por fim, a campanha de multivacinação é parte das ações do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, para manter o Brasil protegido contra doenças preveníveis e ampliar a cobertura vacinal da população.

Fonte: SES-MS