Você está visualizando atualmente Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica
A vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez ao ano

Campo Grande inicia campanha de vacinação antirrábica

Objetivo é imunizar o maior número de animais possível, mantendo assim o controle da doença na cidade

A campanha de vacinação Antirrábica em Campo Grande em cães e gatos já começou (10).  O objetivo é imunizar o maior número de animais possível, mantendo assim o controle da doença em Campo Grande. Logo, as doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal. Nesse sentido, a iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

Assim, os servidores envolvidos na ação devem percorrer todos os bairros da cidade para realizar a vacinação em animais a partir de quatro meses de idade. A primeira região atendida é a do bairro Nova Lima. É imprescindível, portanto, a colaboração de todos os tutores de cães e gatos, recebendo os agentes do CCZ. Eles estarão executando suas atividades desta forma também cuidando da saúde da população humana.

Vacinação antirrábica uma vez por ano

Os servidores estarão uniformizados e portando equipamentos adicionais de proteção individual (EPIs), seguindo os protocolos de biossegurança por ocasião da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Mesmo levando a vacina até os imóveis onde estão os animais, nem sempre é possível vaciná-los, uma vez que os tutores podem não estar em casa quando os agentes passarem. Mesmo assim é possível levar o animal até o CCZ para garantir a imunização dele. 

A vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez ao ano e, caso o animal tenha contato com um morcego, é necessário realizar o reforço, uma vez que este é o principal transmissor o vírus. 

Censo

Simultaneamente à vacinação, os agentes do CCZ realizam o censo para estimar o tamanho da população de cães e gatos em Campo Grande. Este trabalho teve início o mês passado. O último levantamento foi feito em 2015.

À época, a população estimada era de 160 mil cães e 45 mil gatos na cidade. Este número está sendo utilizado como parâmetro para a vacinação deste ano. A meta é imunizar 80% destes animais.