No momento, você está visualizando Campo Grande inaugura primeira Sala da Mulher Empreendedora do Centro-Oeste
Campo Grande se tornou a primeira cidade do Centro-Oeste, a inaugurar a Sala da Mulher Empreendedora. Foto: PM Campo Grande

Campo Grande inaugura primeira Sala da Mulher Empreendedora do Centro-Oeste

Ontem, (5), foi inaugurado em Campo Grande, a primeira Sala da Mulher Empreendedora, iniciativa realizada pela Prefeitura Municipal e o Sebrae-MS

Campo Grande é a primeira cidade do Centro-Oeste e a terceira do Brasil a contar com a Sala da Mulher Empreendedora, uma iniciativa realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae-MS. Todavia, o espaço foi inaugurado (5), na Secretaria Executiva da Mulher (Semu), localizada na Rua 15 de Novembro, 1373, Centro.

A Sala, pioneira no Mato Grosso do Sul, tem como principal objetivo apoiar mulheres que já empreendem, além de incentivar e orientar aquelas que desejam iniciar o próprio negócio, mas não sabem por onde começar. O espaço funcionará em parceria com o Sebrae/MS e será dedicado exclusivamente ao atendimento de empresárias e potenciais empreendedoras. Oferecendo suporte técnico, capacitações e informações estratégicas para o fortalecimento de negócios liderados por mulheres.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destaca que a iniciativa representa a concretização de um projeto importante para o município.
“A gente acorda cedo, organiza a semana e já sai executando, trabalhando, com muita felicidade e ânimo. Quero agradecer pela parceria e por essa construção positiva. Campo Grande precisa disso — e as mulheres de Campo Grande merecem. Ao longo dos anos, participei de muitos eventos em que se falou sobre políticas públicas, sororidade e igualdade de direitos. Mas, na prática, nem sempre as coisas acontecem com a urgência necessária. Hoje, aqui na SEMU, estamos colocando em prática um projeto que realmente vai impactar a vida de muitas empreendedoras da nossa capital.”

Campo Grande inaugura primeira Sala da Mulher Empreendedora do Centro-Oeste, veja mais detalhes a seguir sobre

A gestora também destacou que o desejo da administração municipal é que as mulheres saiam da informalidade. Se profissionalizem e conquistem segurança para o futuro, tanto delas quanto de suas famílias.

A secretária-executiva da Mulher, Angélica Fontanari, reforça a importância da iniciativa. “Hoje é um dia memorável, um dia único. É uma honra participar deste momento, que mostra que, quando unimos forças, podemos ir ainda mais longe. Esta sala é um reflexo da gestão municipal, que tem um olhar diferenciado e demonstra, de forma clara, o compromisso com o desenvolvimento econômico e social das mulheres em Campo Grande.”

A Sala da Mulher Empreendedora dará todo o suporte para as mulheres que desejam empreender

Ela acrescenta que, além da capacitação, a Sala da Mulher Empreendedora também dará suporte para que mulheres que desejam empreender consigam entrar no mercado, se consolidar e crescer. “O objetivo não é apenas lançar um negócio, mas garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo. Estaremos ao lado delas, oferecendo capacitação, apoio técnico e, mesmo após o início das atividades, continuaremos com a mão estendida.”

A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, explicou que Campo Grande oferece um terreno muito fértil para o empreendedorismo feminino e que o Mato Grosso do Sul ocupa hoje a segunda colocação no ranking nacional, em número proporcional de negócios comandados por mulheres. Porém, os desafios ainda são grandes. “Perdemos apenas para o Rio de Janeiro. Isso mostra o quanto nossas mulheres empreendem. No entanto, apesar desse potencial, muitas dessas empresas encerram suas atividades em até três anos. A mortalidade dos negócios liderados por mulheres é maior do que a dos liderados por homens, e isso não ocorre por falta de competência, mas sim porque as mulheres também assumem a responsabilidade da economia do cuidado — cuidam dos filhos, dos pais, da casa — e, sem uma rede de apoio, os negócios se tornam frágeis. Essa nova estrutura representa um apoio real à liderança feminina, algo inédito em parceria com a capital.”

Sandra também pontuou que, após 15 anos de atuação no Sebrae com foco no empreendedorismo feminino, esta é a primeira vez que se firma uma parceria tão sólida com a capital do Estado

“E, embora as estatísticas digam que a igualdade só chegará em 35 anos, em Campo Grande nós não vamos esperar tanto tempo e vamos fazer com que isso chegue muito antes.”

O diretor superintendente do Sebrae, Claudio George Mendonça, pontua que a parceria trouxe um olhar diferenciado para a iniciativa. “O Sebrae já atua, há 15 anos, com uma abordagem específica voltada ao público feminino — sendo o primeiro Sebrae do Brasil a adotar esse recorte. Estamos aqui justamente para reforçar essa parceria. Como tantas outras que mantemos com a Prefeitura, mas esta, em especial, se destaca pelo cuidado, pelo apoio e pelo compromisso em fazer a diferença na vida de tantas mulheres. Parabéns a todos que estão à frente deste projeto.”

Sobretudo, a ferramenta que está sendo implantada por meio da Secretaria vem para transformar a realidade do empreendedorismo feminino em Campo Grande. Mais do que um sonho, essa iniciativa representa um passo concreto rumo à profissionalização — uma palavra-chave para a independência econômica das mulheres. A implantação do projeto reforça o compromisso da atual gestão com políticas públicas que promovem inclusão e desenvolvimento.

Além disso, a Prefeitura de Campo Grande oferta centenas de cursos profissionalizantes por meio de diferentes programas, como o Escap da Semu, a Escola da Funsat, o Mulheres Mil e ações da Sejuv. Contudo, essas iniciativas ampliam o alcance das políticas públicas, oferecendo capacitação, oportunidades e novas perspectivas para mulheres em toda a capital.

Fonte: PM Campo Grande