No momento, você está visualizando Campo Grande inaugura maior e mais moderno Centro de Controle de mobilidade urbana de MS
Campo Grande inaugura novo Centro de Comando e Controle Integrado de Mobilidade Urbana (CCIMU), para monitorar ocorrências Foto: PM CG

Campo Grande inaugura maior e mais moderno Centro de Controle de mobilidade urbana de MS

Campo Grande inaugura novo CCIMU

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), inaugurou (22) o novo Centro de Comando e Controle Integrado de Mobilidade Urbana (CCIMU). A estrutura amplia de forma significativa a capacidade de monitoramento e de resposta às ocorrências viárias na Capital, representando mais um avanço rumo a uma mobilidade urbana mais segura, eficiente e moderna.

A nova central substitui o antigo Centro de Controle Integrado (CCI) e passa a operar em um espaço mais amplo, com tecnologia de ponta e integração entre diferentes sistemas que impactam diretamente o ir e vir da população. A cerimônia também marcou a entrega de um novo caminhão destinado à manutenção da sinalização semafórica, reforçando as ações operacionais da Agência.

O CCIMU de Campo Grande foi projetado para oferecer respostas mais rápidas às demandas do trânsito e do transporte coletivo. Além disso, atua no monitoramento de caçambas e no cercamento eletrônico. Dessa forma, permite identificar veículos roubados ou furtados e acionar as forças de segurança. A estrutura também possibilita o acompanhamento, em tempo real, das sete regiões urbanas de Campo Grande. Assim, contribui para o monitoramento de situações de risco e para o apoio às forças de segurança pública. Desse modo, amplia a proteção de motoristas, ciclistas e pedestres.

Salto tecnológico

O salto tecnológico é expressivo: o número de câmeras de monitoramento passou de 20 para 85, com a instalação de 65 novos equipamentos em pontos estratégicos da cidade. As câmeras são, em sua maioria, do modelo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), instaladas principalmente em semáforos, além de equipamentos do tipo Speed Dome, que permitem amplo alcance e serão utilizados nas entradas da cidade e em vias arteriais como Afonso Pena, Zahran, Duque de Caxias, Ceará, Mato Grosso, Júlio de Castilho, Via Park, entre outras.

Durante a inauguração, a prefeita Adriane Lopes destacou a importância do novo centro para o desenvolvimento da cidade e para o planejamento da mobilidade urbana. “Hoje nós estamos entregando para Campo Grande o maior centro de comando e controle integrado de mobilidade do Estado de Mato Grosso do Sul. É o maior e o melhor, porque nós pensamos no futuro da nossa cidade”.

Investimento em tecnologia contribui para a segurança

A prefeita ainda ressaltou que o investimento em tecnologia contribui diretamente para a segurança e a fluidez do trânsito. Além disso, favorece a otimização do tempo da população. “As grandes cidades vão avançando e, ainda assim, vão dificultando cada dia mais a mobilidade, o nosso ir e vir. Hoje aqui estamos ampliando as câmeras de monitoramento, bem como o controle dos semáforos, do transporte coletivo e das caçambas. Assim, trabalhamos a mobilidade de forma integral”.

Para o diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva, a nova central representa um avanço significativo para a gestão do trânsito. “Hoje entregamos um centro de controle de trânsito e mobilidade urbana. Tudo o que tinha de velho foi trocado, ficando apenas os dados. Agora, todos os equipamentos são novos e modernos”. Com isso, segundo o diretor, o sistema permite respostas mais rápidas às ocorrências e maior integração entre os serviços. Além disso, amplia a eficiência operacional e o monitoramento em tempo real. “Se um semáforo parar ou desligar, o aviso chega imediatamente à central. Em muitos casos, conseguimos fazer a correção de forma remota. Quando isso não é possível, a equipe é acionada rapidamente para atendimento no local”.

Semáforos, ônibus e ocorrências sob controle

Outro avanço importante é o controle de cerca de 200 conjuntos semafóricos, agora monitorados diretamente pela central. Sempre que um semáforo apresentar falha ou desligamento, emite-se um alerta automaticamente, permitindo correções remotas ou o acionamento imediato das equipes de manutenção.

O CCIMU também integra o monitoramento do transporte coletivo em tempo real, possibilitando o acompanhamento da localização dos ônibus, a identificação de atrasos e uma resposta mais rápida às demandas da população registradas pelo telefone 156 e pelo App Fala Campo Grande. Além disso, o sistema permite o controle de caçambas e o acompanhamento de situações críticas, como alagamentos e acidentes, especialmente em períodos de chuvas intensas, garantindo maior agilidade no envio de equipes de campo.

O gerente de execução operacional da Agetran, Ideu Vilela Rodrigues, destacou os benefícios da nova estrutura. “Com essa nova estrutura do Centro Integrado, a Agetran tem mais agilidade no atendimento das ocorrências. As equipes fazem o monitoramento das câmeras nas sete regiões da cidade e repassam as informações para as viaturas operacionais de rua”.

Ideu ainda explica que o sistema contribui diretamente para a melhoria do fluxo viário. “Quando há lentidão no trânsito ou algum problema nos semáforos, conseguimos atuar para dar mais fluidez às vias e melhorar o atendimento à população”.

Investimento inteligente e integração institucional

A modernização do CCIMU ocorre como contrapartida do consórcio vencedor da licitação para instalação de radares eletrônicos, cujo contrato é de aproximadamente R$ 47 milhões, sem custo direto adicional para a Agetran. A estrutura opera com cinco servidores e está integrada a sistemas municipais já existentes, como a rede de fibra óptica.

“Dentro do contrato dos radares foi colocado todo esse sistema novo. Ou seja, é um investimento que amplia o monitoramento e a integração com os sistemas de segurança”, explica o diretor Paulo da Silva.

A central também fortalece a atuação conjunta com órgãos como a Guarda Civil Metropolitana, a Defesa Civil e outras secretarias, ampliando a capacidade de resposta em situações que afetam a mobilidade e a segurança viária.

Novo caminhão reforça manutenção semafórica

Durante a cerimônia, a Prefeitura também entregou um novo caminhão adaptado para manutenção de semáforos. Além disso, o veículo está equipado com plataforma elevatória. Do mesmo modo, possui cabine estendida para transporte de servidores. O veículo é multiuso e permitirá mais agilidade e segurança nos serviços realizados nas vias da Capital.

O investimento foi de R$ 450 mil, com recursos provenientes de multas de trânsito, revertidos diretamente em melhorias para a mobilidade urbana.

Mobilidade pensada para o futuro

A prefeita Adriane Lopes destacou ainda que o novo centro representa um investimento no futuro da cidade, com foco na qualidade de vida da população. Resultando na ampliação do monitoramento, o controle inteligente do trânsito e a integração tecnológica que colocam Campo Grande em posição de destaque no Estado.

“Estamos trabalhando a mobilidade na integralidade, trazendo tecnologia, bem como inovação e mais segurança para as pessoas. É uma cidade que cresce todos os dias e precisa de soluções modernas para garantir o direito de ir e vir com qualidade”, afirmou.

Em síntese, com o novo CCIMU, Campo Grande passa a contar com o maior e mais moderno centro integrado de mobilidade urbana de Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso da gestão municipal com um trânsito mais humano, eficiente e seguro para todos.

Fonte: PM CG