Campo Grande ganha nova ciclovia
A nova ciclovia da Avenida Nosso Senhor do Bonfim vai integrar dois importantes corredores viários de Campo Grande: a Avenida Cônsul Assaf Trad e a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, oferecendo mais segurança para ciclistas e pedestres e incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte acessível, saudável e aliado ao meio ambiente. Assim, a Capital dá mais um passo rumo a uma mobilidade urbana segura, moderna e sustentável.
A novidade já desperta boas lembranças e expectativas entre os moradores. Thaíse Silva Assis, de 27 anos, recorda da infância vivida sobre duas rodas:“Lembrei da minha mãe levando eu e meus irmãos de bicicleta até a escola. Até hoje o pessoal do bairro usa muito a bicicleta, porque é acessível e facilita pequenos trajetos. Além disso, o canteiro vai ficar mais organizado e isso valoriza a feira de sexta-feira, que é um ponto de encontro da comunidade.”
Mais segurança
Para quem utiliza a bicicleta todos os dias, a obra representa mais segurança. João Victor da Maia, de 16 anos, recém-chegado de Ponta Porã, relata situações de risco: “Sempre tenho que usar a rua ou a calçada, e isso atrapalha pedestres e carros. Já fui fechado por um carro e fiquei sem reação. A ciclovia vai trazer muito mais tranquilidade, até para sair à noite de bicicleta.”
Com 25 anos de história no bairro, a feirante Jeanne Pereira de Sousa, 57 anos, também vê a obra como conquista coletiva: “Eu e meus filhos andamos de bicicleta, mas já aconteceram acidentes graves. Com a ciclovia vai ficar mais seguro, vai ajudar bastante. O pessoal vai gostar muito.”
Além de ser uma alternativa econômica e saudável de deslocamento, a expansão da rede cicloviária contribui para reduzir congestionamentos, poluição do ar e acidentes de trânsito, além de estimular a prática de atividade física, melhorar a qualidade de vida e valorizar o comércio local.
A obra será executada pela TST Construções Ltda., com investimento de R$ 1,6 milhão, conforme contrato publicado no Diário Oficial (18). Serão 4,79 quilômetros de extensão, divididos em calçada compartilhada, ciclovia e ciclofaixa — adequados ao perfil urbano de cada trecho.
Mais de 128 km de ciclovias em Campo Grande
Atualmente, a cidade já conta com mais de 128 km de ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas e ciclorrotas. A meta da Prefeitura é interligar todas essas rotas, promovendo mobilidade segura de ponta a ponta.
Nos próximos meses, estão previstos mais 18,62 km de novas ciclovias em vias estratégicas. Essas obras devem ampliar a malha cicloviária da cidade. Entre os trechos contemplados estão as avenidas Tamandaré e Euler de Azevedo. Além disso, incluem-se as avenidas Gabriel Spipe Calarge e Filinto Müller.
As obras também alcançarão a região da rodoviária. Do mesmo modo, estão previstas intervenções nas ruas Iguatemi, Antônio Rahe, George Chaia e Anchieta. Ainda mais, receberão ciclovias as ruas Carandá, Arica e Candelária. Assim, o conjunto de obras busca ampliar as alternativas de mobilidade urbana sustentável. Também estão planejadas obras de requalificação em mais de 10 km de trechos já existentes.
Com cada nova entrega, a bicicleta deixa de ser apenas lazer para se consolidar sobretudo como alternativa real de transporte: segura, econômica e acima de tudo, amiga do meio ambiente.
Fonte: PM CG