Nesta edição, Campo Grande foi reconhecida ao lado de 138 cidades de 21 países, integrando uma rede em silvicultura urbana e comunitária
Campo Grande, pelo terceiro ano consecutivo é reconhecida como uma “Tree City of the World”, em tradução livre “Cidade Árvore do Mundo” título concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e Pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) às cidades que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Programa “Tree Cities of The World”.
O reconhecimento não tem relação apenas com a quantidade de árvores existentes na cidade e sim com a forma como a cidade planeja, realiza e mantém e a gestão de suas florestas urbanas.
Dentro do conceito de Florestas Urbanas estão contemplados: a arborização urbana, o sistema de parques e áreas verdes e as áreas de preservação permanente. Bem como, os remanescentes de vegetação nativa, os bosques e as formações de maciços vegetais secundários.
Para permanecer na rede, a cidade deve comprovar anualmente que cumpre os requisitos exigidos pelas instituições.
Campo Grande reconhecida como Tree City of the World
Esta edição reconheceu 138 cidades de 21 países, ao lado de Campo Grande. Portanto, integrando uma importante rede global que lidera o caminho em silvicultura urbana e comunitária.
Em síntese, o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatizou a importância do recorrente manejo das florestas urbanas de Campo Grande. “Essa edição reconheceu Campo Grande pela terceira vez, isso demonstra a importância do trabalho permanente voltado à arborização. Em não ser apenas uma cidade muito arborizada, mas sim ter um plano de manejo da floresta urbana. É mantermos um viveiro ativo, legislações que protegem essas árvores. Leis que organizam a forma de desenvolvimento da cidade junto com uma sustentabilidade que implementa programas. Desenvolvendo ações que fortalecem o plantio de árvores, o manejo e o tratamento adequado ás nossas árvores mais antigas. Sem esquecer dos benefícios para uma melhor qualidade de vida. As futuras gerações e ao mesmo tempo dar possibilidades a outros seres vivos habitarem a nossa cidade”.
Com isso, Campo Grande ciente da importância das florestas urbanas para a manutenção da vida visa garantir qualidade de vida e sustentabilidade para as presentes e futuras gerações. Desse modo, permanece cumprindo os requisitos e tem se empenhado para continuar sendo reconhecida como uma das referências mundiais nesse quesito.
Por fim, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes celebrou mais essa conquista de Campo Grande de reconhecimento internacional. “Campo Grande mais uma vez foi inscrita para o reconhecimento e estávamos ansiosos aguardando o resultado. E hoje celebramos, muito orgulhosos de mais uma vez sermos exemplo não só para o Brasil, como para o mundo. Afinal, uma cidade que cumpre o seu compromisso com a qualidade de vida das pessoas e da preservação do meio ambiente na área urbana”, finalizou.