No momento, você está visualizando Câmara de Campo Grande: Casa Rosa é a primeira do Estado a oferecer Mamotomia pelo SUS
Campo Grande disponibiliza Mamotomia pelo SUS. Trata-se de procedimento moderno, preciso e minimamente invasivo Foto: CM CG

Câmara de Campo Grande: Casa Rosa é a primeira do Estado a oferecer Mamotomia pelo SUS

Campo Grande disponibiliza Mamotomia pelo SUS

O Outubro Rosa 2025 iniciou com marco histórico para a saúde pública de MS, ou seja, a Casa Rosa de Campo Grande passou a oferecer Mamotomia pelo SUS. Trata-se de procedimento moderno, preciso e minimamente invasivo para diagnóstico de nódulos e lesões.

Com isso, Campo Grande tornou-se a primeira cidade do Estado a disponibilizar Mamotomia gratuitamente. Assim, reforça o pioneirismo da Casa Rosa no cuidado à saúde da mulher. Desde sua implantação, a Casa Rosa já realizou mais de 12 mil atendimentos e diagnosticou 230 casos de câncer de mama. Além disso, eliminou as filas para consultas com mastologistas, punções e biópsias pelo SUS. Dessa forma, a instituição consolidou-se como referência nacional em prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no sistema público.

Mamotomia: tecnologia de ponta agora acessível pelo SUS

A Mamotomia é um exame minimamente invasivo utilizado para a realização de biópsias mamárias com o auxílio de imagem (ultrassonografia, assim como mamografia ou ressonância magnética). O procedimento permite a retirada de fragmentos de tecido com precisão superior e menor desconforto em comparação às biópsias convencionais, apresentando benefícios como: 

  • Cicatriz quase imperceptível;
  • Coleta de múltiplas amostras em um único acesso;
  • Recuperação mais rápida;
  • Diagnóstico mais ágil e preciso. Considerada o padrão-ouro para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Mamotomia representa um avanço na capacidade do SUS em salvar vidas com tecnologia e humanização.

Pioneirismo que faz história

Apesar de já disponível em clínicas particulares, a Mamotomia via SUS ainda é rara no Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, a Casa Rosa é a primeira instituição a realizar o exame de forma gratuita, democratizando o acesso à tecnologia e garantindo que mulheres em situação de vulnerabilidade também tenham acesso ao diagnóstico de alta precisão.

Para o vereador e médico mastologista Dr. Victor Rocha, voluntário da Casa Rosa, o momento é histórico:

“Estamos dando mais um passo na luta contra o câncer de mama. A Casa Rosa já transformou a realidade de milhares de mulheres com atendimentos gratuitos, diagnósticos ágeis e humanização. Agora, sermos pioneiros na oferta da Mamotomia pelo SUS significa oferecer o que há de mais moderno e preciso em diagnóstico, salvando ainda mais vidas em Campo Grande e em todo Mato Grosso do Sul.”

Atendimentos regulares continuam durante o Outubro Rosa

Mesmo com a intensificação das ações de prevenção no mês de outubro, a Casa Rosa mantém sua rotina semanal de atendimentos gratuitos.

Saúde da Mulher
•Segunda-feira: atendimentos realizados na Santa Casa de Campo Grande;
•Quarta-feira: atendimentos na sede da Casa Rosa, no Bairro Tijuca II (Rua Apetubas, 181).
Ambos os atendimentos são regulados pelo SISREG, garantindo acesso gratuito e organizado pelo SUS.

Saúde do Homem
•Terça e quinta-feira à tarde: atendimentos voltados sobretudo à prevenção e cuidados da saúde do homem. Assim, mesmo durante o Outubro Rosa, a Casa Rosa reforça que as ações de saúde masculina continuam, com consultas, bem como com orientações preventivas.

Sábado é dia de Mutirão!
•Todos os sábados, a Casa Rosa realiza mutirões com atendimento porta aberta, sem necessidade de agendamento, fortalecendo assim o acesso rápido e humanizado à saúde. No entanto, no sábado, 11 de outubro, não haverá atendimento devido ao feriado estadual da Divisão do Estado de Mato Grosso do Sul.

Outubro Rosa: prevenção e cuidado que transformam vidas

Durante todo o mês de outubro, a Casa Rosa intensifica as ações da campanha Outubro Rosa. Assim, leva atendimento gratuito e informação de qualidade para mulheres e homens. Ademais, realiza mutirões aos sábados em sua sede. Além disso, ações ocorrerão em unidades de saúde e distritos rurais. Acima de tudo, reforça o compromisso de levar saúde para todos.

Agenda Outubro Rosa 2025

9/10 – 13h às 17h – Ação na UBS Jardim Antártica
18/10 – 7h às 12h – Mutirão na Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade (Maria Aparecida Pedrossian)
23/10 – 13h às 17h – Ação na UBS Universitário
24/10 – 7h às 12h – Ação em Corguinho – Saúde da Mulher
25/10 – 7h30 às 13h – Mutirão Todos em Ação – Distrito de Anhanduí (Escola Municipal Professor Isauro Bento Nogueira)
29/10 – 13h às 17h – Ação na UBS Zé Pereira
30/10 – 13h às 17h – Ação na USF Vila Nasser

Avanço nacional: mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Outro destaque neste Outubro Rosa é a ampliação da faixa etária para mamografia no SUS. Agora, está disponível dos 40 aos 74 anos, conforme decisão do Ministério da Saúde. A medida atende a uma reivindicação antiga do Dr. Victor Rocha, já que 30% dos casos diagnosticados na Casa Rosa estavam em mulheres abaixo dos 50 anos.

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Mastologia

A Casa Rosa reforça as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia, fundamentais para a saúde da mulher:
•Autoexame mensal desde a adolescência;
•Exame clínico anual com médico;
•Mamografia anual a partir dos 40 anos;

Estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividade física.

Prevenção é amor

Por fim, com atendimento humanizado e resultados que impactam diretamente a vida das mulheres, a Casa Rosa reafirma neste Outubro Rosa que prevenção é amor. Além disso, reforça que amor salva vidas. Assim, a instituição convida toda a população a participar das ações. Também orienta buscar atendimento e compartilhar informações de cuidado com familiares e amigos. O endereço é Rua Apetubas, 181 – Bairro Tijuca II – Campo Grande/MS. Por fim, recomenda acompanhar as ações pelo Instagram: @casarosacgms.

Fonte: CM CG