No momento, você está visualizando Campo Grande se consolida como motor econômico de MS com geração de empregos e novos negócios
Campo Grande se consolida como motor econômico de MS. Capital alcança indicadores expressivos em geração de empregos e abertura de empresas Foto: PM CG

Campo Grande se consolida como motor econômico de MS com geração de empregos e novos negócios

Campo Grande se consolida como motor econômico de MS

Campo Grande se consolida como motor econômico de Mato Grosso do Sul, em um cenário marcado por crescimento consistente e otimismo generalizado. A Capital, com 126 anos de fundação, alcança indicadores expressivos em geração de empregos, abertura de empresas, confiança das famílias e competitividade, reafirmando sua posição de destaque no cenário nacional.

No primeiro semestre, foram criadas 6.307 vagas de emprego formal, correspondendo a 26,5% do total de postos gerados em todo o Estado. O setor de Serviços foi responsável por 58% desse resultado, seguido pela Construção Civil, impulsionada por grandes investimentos e expansão imobiliária. Comércio, agropecuária e indústria também registraram saldos positivos. Apenas no mês de agosto, estima-se a criação de cerca de 450 novos empregos, com a cidade mantendo uma média de 2.650 vagas disponíveis em diversas áreas, o que demonstra dinamismo e capacidade de absorção de mão de obra.

Agosto registrou recorde histórico

No mesmo período, agosto registrou recorde histórico de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul, com 1.074 novos negócios formalizados, sendo 437 em Campo Grande, o equivalente a 40,7% do total estadual. A maior concentração foi no setor de Serviços, especialmente em atividades de apoio administrativo, transporte de cargas, saúde, odontologia e consultorias, evidenciando o processo de diversificação da economia local e a consolidação da capital como principal polo de empreendedorismo e inovação do estado.

Em primeiro lugar, outro indicador relevante foi o Índice de Confiança das Famílias. Isto é, o índice atingiu 107,2 pontos em agosto. Conforme a análise, ele superou a média nacional em 4,3 pontos. Além disso, o índice registrou o quarto mês consecutivo de crescimento. O resultado reflete maior otimismo dos consumidores em relação à renda, ao consumo e às perspectivas profissionais, reforçando a solidez da economia local.

Campo Grande também alcançou a primeira posição entre as capitais do Centro-Oeste no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento analisou 65 indicadores em três grandes áreas: Instituições, Sociedade e Economia.

A princípio, a capital apresentou evolução significativa em inovação, bem como em dinamismo econômico. Igualmente, destacou-se na inserção nos mercados nacional e internacional. Ela se destacou ainda mais em capital humano e telecomunicações. Afinal, tudo isso é o resultado de investimentos contínuos em educação. Além disso, os investimentos foram em infraestrutura digital.

Perspectivas para os próximos meses

Assim, Campo Grande se consolida como motor econômico de MS, e as perspectivas para os próximos meses são positivas. Isso porque elas são sustentadas pela manutenção da confiança das famílias. Juntamente com isso, há o crescimento do empreendedorismo. Do mesmo modo, há o início dos investimentos bilionários já anunciados. Em outras palavras, esses investimentos devem impulsionar a construção civil. Assim, eles devem gerar efeitos multiplicadores em toda a economia local.

A meta estadual de superar 12 mil empresas abertas em 2025 parece plenamente alcançável, com Campo Grande mantendo participação expressiva nesse resultado.

Estes e demais dados sobre Campo Grande podem ser conferidos no Boletim Econômico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) publicado (9) no site da Secretaria: https://www.campogrande.ms.gov.br/sidagro/downloads/?tax=category%3D18 (copie e cole em seu navegador).

Ao completar 126 anos, Campo Grande reafirma sua condição de cidade de oportunidades, competitiva e sustentável, honrando sua trajetória e projetando um futuro promissor.

Políticas de modernização

A prefeita Adriane Lopes ressalta que Campo Grande vive um novo momento de desenvolvimento, impulsionado por políticas de modernização e pela confiança do setor produtivo. “Estamos tornando a Capital cada vez mais atrativa para investimentos, simplificando processos, oferecendo capacitação gratuita e apostando em tecnologia e inovação. Isso fortalece a economia, gera empregos e consolida Campo Grande como uma cidade competitiva e preparada para o futuro”, afirma a prefeita.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, os resultados refletem o ambiente favorável construído nos últimos anos. “Os indicadores mostram que Campo Grande é hoje uma cidade onde se encontra emprego, onde empreender é mais simples e onde a qualidade de vida se destaca entre as capitais brasileiras. É uma capital para se trabalhar, mas, acima de tudo, um lugar ainda melhor para viver e construir o futuro”, destaca.

Fonte: PM CG