Campo Grande combate Aedes aegypti com Meu Bairro Limpo
Iniciada no começo de dezembro, a ação Meu Bairro Limpo chega à terceira etapa, com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti em Campo Grande. Além disso, a ação alcançará nesta semana a região do Anhanduizinho. Nesse sentido, o mutirão contará com ponto de coleta no bairro Universitário. Somadas as duas etapas anteriores, a iniciativa resultou, primeiramente, no recolhimento de materiais inservíveis e por fim, coletou cerca de 70 toneladas ao todo.
A campanha vai percorrer, primordialmente, todas as regiões de Campo Grande. Além disso, chegará até a primeira semana de fevereiro. Por isso, antecipa-se ao aumento sazonal das notificações de arboviroses. Nesse sentido, esse aumento é comum neste período do ano.
“Primeiramente, o verão é a época de maior proliferação do mosquito. Da mesma forma, consequentemente há mais registros de dengue, zika e chikungunya”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.
Nesta etapa, as equipes da Gerência de Controle de Endemias Vetoriais circularão pelas residências. Ao mesmo tempo, orientarão os moradores sobre identificação de materiais inservíveis. Por exemplo, esses materiais podem se tornar criadouros do mosquito. Além disso, informarão sobre a forma correta de descarte.
De acordo com o gerente de Controle de Endemias Vetoriais, Rubens Bittancourt, o morador pode optar por diferentes formas de destinação dos materiais. “Se o morador indicar o material durante a visita, o agente fará a retirada. Por outro lado, quem preferir levar por conta própria deve respeitar os pontos de descarte. Assim, no final de cada etapa todo o material recolhido será encaminhado para destinação adequada”, explica.
Na região do Anhanduizinho, o ponto de descarte está localizado, primordialmente, na Rua Júlia Pereira de Souza. Ou seja, o local fica na esquina com a Rua Francisco Aguiar Pimenta, no bairro Universitário.
O que pode ser descartado
– Plásticos, garrafas, embalagens, sacolas
– Vidros, latas, papel e papelão
– Pneus
– Pequenos objetos domésticos que acumulam água
O que NÃO pode ser descartado
- Móveis e eletrodoméstico
- Entulho e resíduos de construção
- Galhos e resíduos verdes
- Eletrônicos, lâmpadas, pilhas
- Produtos químicos
- Pneus industriais ou agrícolas
Pontos de descarte do “Meu Bairro Limpo”
5/1 a 9/1 – Região Anhanduizinho 1
Bairro Universitário – Rua Júlia Pereira de Souza, esquina com Rua Francisco Aguiar Pimenta
12/1 a 16/1 – Região Anhanduizinho 2
Jd. das Hortênsias – Rua Prímula, em frente ao nº 390
19/1 a 23/1 – Região Segredo
Nova Lima – Rua Firmo Cristaldo, entre ruas Júlio Prestes e Eugênia Lima
26/1 a 30/1 – Região Bandeira
Jardim Itamaracá – Rua Padre Mussa Tuma com Amabile Tanarche Cappi
2/2 a 6/2 – Região Prosa / Centro
Jd. Noroeste – Rua Indianápolis esquina com Rua Nazaré
Jd. Noroeste – Rua Dom Pedro I esquina com Rua 11 de Outubro
Fonte: PM CG



