Processo seletivo ocorre após polemica envolvendo falta de auxiliares capacitados para cuidarem de alunos com Transtorno do Espectro Autista
A Prefeitura de Campo Grande abriu mais de 400 vagas para Assistente Educacional Inclusivo, que irão atuar em escolas da Reme (Rede Municipal de Educação).
Por isso, a abertura do processo seletivo já publicada no dia 27/2. Então, o edital consta em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
Contudo, o executivo já se tornou alvo de críticas de pais e responsáveis de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) pela falta de profissionais qualificados para auxiliarem os estudantes durante a jornada escolar.
Agora, a Prefeitura Municipal busca preencher 463 vagas. Conforme a publicação, o salário será de R$ 2,5 mil para jornada de 40 horas semanais, com prazo para contratação de doze meses.
Podem concorrer em Campo Grande os profissionais de assistente educacional com formação em ensino médio de magistério, com formação específica no curso de magistério ou normal médio (curso técnico profissionalizante).
Sendo assim, as inscrições ficarão abertas, realizadas exclusivamente via internet, no período de 28 de fevereiro a 03 de março de 2023, observado o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.
Apesar das novas vagas, que buscam preencher a defasagem alegada pelos pais, o Executivo ainda não cumpre a Lei n° 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Dessa forma, conforme a Lei, “a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, terá direito a acompanhante especializado”.
Assim, o atendimento a alunos com TEA (transtorno do espectro autista) realizado por profissional especializado e não pessoas com nível de escolaridade médio, nível exigido no processo seletivo aberto hoje.
Para se inscrever, o edital pode ser analisado, clicando aqui.
Fonte: ms.gov.