Você está visualizando atualmente Mara Caseiro: Campanha Lenço Solidário apóia tratamento contra o câncer de mama
Deputada Mara Caseiro diz que Campanha Lenço Solidário é um gesto de amor e carinho tão necessário

Mara Caseiro: Campanha Lenço Solidário apóia tratamento contra o câncer de mama

Chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer, para que as mulheres busquem um profissional sempre

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) divulgou (19) a Campanha Lenço Solidário durante o lançamento do Outubro Rosa. Trata-se de uma parceria com a BPW para ajudar na autoestima das mulheres em tratamento contra o câncer de mama, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

“O que me traz hoje aqui a nossa tribuna é a Lei 4.541/2014. De minha autoria, do deputado Zé Teixeira [DEM], e da ex-deputada Dione Hashioka, lei essencial que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer, para que as mulheres busquem um profissional sempre, façam exames periódicos, pois quando o câncer é diagnosticado em tempo, é curado totalmente”, destacou Mara.

Campanha Lenço Solidário no combate ao Câncer

Do dia 19 a 30 de outubro acontecerá a arrecadação na Casa de Leis. Será entregue à Rede Feminina de combate ao Câncer. “O lenço é, portanto, um gesto de amor e carinho tão necessário. Eu que já tive câncer de mama sei quanto precisamos de apoio e suporte durante este momento tão difícil”, disse a deputada.

A parlamentar ainda destacou outras ações da Casa de Leis. “A Escola do Legislativo confeccionou, dessa forma, kits com panfleto informativo como forma de alerta e importância, conscientização e divulgação a serem distribuídos entre os servidores. E programa da TV ALEMS abordará o tema, com entrevista realizada com o mastologista Victor Rocha. Teremos, também, o ônibus da Cassems realizando exames de preventivo e mamografia para as servidoras”.

“Só o autoexame e o exame clínico não são tão precisos, é necessário fazer os exames preventivo e de mamografia. O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é fator para sucesso no tratamento. Cerca de mil mulheres em todo o Estado têm câncer de mama a cada ano. E dados apontam, portanto, que com o surgimento da pandemia, muitas mulheres deixaram de realizar os exames. Teve, nesse sentido, o número de mamografias realizadas de janeiro a julho caído 45%”, comentou Mara Caseiro.