Você está visualizando atualmente Campanha Eu Respeito da UFMS trás tema celebração à pessoa
Na Campanha Eu Respeito da UFMS são realizadas alguns debates em formato de mesa redonda.

Campanha Eu Respeito da UFMS trás tema celebração à pessoa

O cuidado com as pessoas que integram a comunidade universitária inclui ações que estimulam a atividade física

A campanha Eu Respeito da UFMS deste mês de outubro tem como tema a pessoa e terá uma programação para celebrar aqueles que fazem da UFMS uma instituição pública de qualidade.

Entretanto, da sala de aula aos laboratórios, uma instituição de ensino precisa de uma série de recursos para funcionar. Porém, o principal fator para que a Universidade possa cumprir sua missão é a dedicação de estudantes e servidores.

O Monumento Símbolo ficará iluminado na cor Rosa, em alusão ao Outubro Rosa, que busca alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Contudo, celebrada anualmente, a data também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Na Cidade Universitária e nos Câmpus de Coxim (CPCX) e Três Lagoas estão previstas ações do Programa Sou Mulher UFMS voltadas à conscientização para toda a comunidade.

Sendo assim, as rodas de conversa e vídeos informativos sobre a campanha, com foco nas servidoras da Universidade. Por isso, no Câmpus de Coxim, a programação também inclui exames papanicolau, mamografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, atividades de educação em saúde e de lazer, em parceria com a prefeitura municipal.

Então, ainda com foco nelas, o CPCX também promove atividades do Projeto Mãe, que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Campanha Eu Respeito na UFMS

O mês também inclui atividades dedicadas à inclusão, relacionadas à igualdade de gênero e às pessoas com deficiência (PcD). No dia 3 de outubro, acontece a roda de conversa com o tema “A despatologização da sexualidade e identidade de gênero”, às 17h30. O evento aberto para estudantes de todos os Câmpus.

As demandas das pessoas com deficiência na Universidade com tema de diversas atividades na Cidade Universitária. No dia 5 de outubro, acontece a apresentação de um projeto sobre estudantes PcD, além da palestra que trará o debate sobre a superdotação.

Dessa forma, já no dia 20, o corredor central da Cidade Universitária recebe a exposição sobre as tecnologias assistivas para apoio à pessoa com deficiência.

Entre os dias 24 e 28, estão previstas rodas de conversa, promovidas pela Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas, com os temas “Tenho um colega com deficiência e agora?” e “Eu tenho um filho com deficiência na UFMS”.

Então, a programação encerra no dia 31 de outubro, com a palestra “Cotas na UFMS: Os 10 anos da Lei nº 12.711”.

Por isso, neste mês, a Academia Escola da Cidade Universitária confirma as inscrições dos interessados e inicia os treinamentos, que são gratuitos para estudantes e servidores.

A cultura também é importante para as pessoas, ao fortalecer o exercício do pensamento e construção da identidade. Pensando nisso, a Universidade promove o Movimento Concerto, que tem como objetivo democratizar o acesso à música. No dia 24, o pianista tcheco Václav Pacl será a atração no Teatro Glauce Rocha.

Os Câmpus recebem ao longo do mês de outubro a exposição com as imagens selecionadas no concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos. As 14 fotos valorizam o olhar dos estudantes e servidores, que registraram cenas do cotidiano na Universidade.

Campanha Eu Respeito UFMS ainda tem um grande acontecimento marcado na agenda.

Entre os dias 24 e 28 de outubro, a Universidade promove o Integra UFMS 2022, o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. O evento ocorre na Cidade Universitária, com apresentações presenciais, seminários digitais e atividades culturais.

Também entre os dias 24 e 28, ocorre a Semana do Lixo Zero, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e práticas sustentáveis. A ação é realizada em todos os Câmpus com coleta de resíduos e uma programação voltada à sustentabilidade, que será divulgada em breve.

Por fim,  os docentes e técnicos-administrativos receberão uma homenagem. No dia do Servidor Público, 28, será divulgado um vídeo especial em agradecimento àqueles que se dedicam à UFMS.

 

 

Fonte: ufms