Você está visualizando atualmente Após 2 meses, Câmara retoma votação de projeto de gestão de impostos na reforma tributária
Com o fim das eleições municipais, a Câmara dos Deputados retoma o ritmo normal de atividades a votação de projeto impostos. Foto: Divulgação

Após 2 meses, Câmara retoma votação de projeto de gestão de impostos na reforma tributária

Análise dos destaques ao texto foi travada após o Supremo Tribunal Federal suspender o pagamento de emendas parlamentares

Com o fim das eleições municipais, a Câmara dos Deputados retoma o ritmo normal de atividades e deve concluir nesta terça-feira (29) a votação de projeto de gestão de impostos a segunda fase de regulamentação da reforma tributária, que define o funcionamento do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a distribuição do imposto.

Dessa forma, o IBS será o imposto que vai substituir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto sobre Serviços). O texto-base foi aprovado em 13 de agosto, mas ainda faltava a votação dos destaques, que são sugestões de alteração no projeto.

A análise dos destaques foi interrompida após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino suspender o pagamento das emendas parlamentares. Além disso, a Câmara ficou esvaziada nos dias que antecederam o primeiro turno das eleições municipais e durante toda a campanha para o segundo turno, período em que deputados voltaram a suas bases eleitorais para apoiar aliados ou concorrer no pleito.

Câmara votação impostos

A equipe econômica do governo espera que ambas as propostas de regulamentação da reforma sejam enviadas para sanção presidencial até o fim deste ano.

No parecer, o relator do PLP 108/2024, deputado Mauro Benevides (PDT-CE), manteve a maioria da proposta enviada pelo governo, preservando a estrutura básica do Comitê Gestor. No entanto, alguns detalhes foram adicionados ao relatório, como a participação dos contribuintes no Comitê Gestor e a inclusão de uma cota de 30% das vagas nas diretorias executivas na Auditoria Interna para mulheres.