No momento, você está visualizando Médicos veterinários são homenageados em Sessão Solene na Câmara Municipal
Câmara de Campo Grande rendeu homenagem a médicos veterinários com a Medalha Legislativa “Olímpio Crisóstomo Ribeiro” Foto: CM CG

Médicos veterinários são homenageados em Sessão Solene na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Campo Grande rendeu homenagem a médicos veterinários

A Câmara de Campo Grande rendeu homenagem aos médicos veterinários durante Sessão Solene (10). No evento, 60 profissionais foram agraciados com Medalha Legislativa “Olímpio Crisóstomo Ribeiro”. A Solenidade foi proposta pelo vereador Veterinário Francisco, presidente da Comissão Permanente de Defesa, Bem-Estar e Direito dos Animais. Dessa forma, a Sessão Solene foi instituída pela Resolução 1.279/18, prevendo assim a entrega da honraria aos médicos veterinários que se destacam no exercício de suas atividades profissionais.

O vereador Veterinário Francisco ressaltou a alegria e a honra em prestar a homenagem aos profissionais. “A Medicina Veterinária é mais que cuidar de animais. É, acima de tudo, uma ciência, um sacerdócio. Trata-se de saúde pública, é apoio ao produtor rural, ou seja, é a preservação ambiental. É, por fim, dedicação à vida de todas as formas”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância da Sessão Solene. Em suma, para reconhecer o trabalho de homens e mulheres. O trabalho dos médicos veterinários é feito com ética, competência e amor. Assim, eles constroem diariamente uma cidade e um Estado mais justos, saudáveis e humanos”.

Reconhecimento em forma de homenagem aos veterinários de Campo Grande

Em nome dos homenageados, Gilberto Gonçalves Facco agradeceu à Câmara pelo reconhecimento aos profissionais. Ele também agradeceu ao Veterinário Francisco, visto que ele levou a voz dos médicos-veterinários para além das clínicas. Assim também, para além das salas de aula. “A Medicina Veterinária é uma área que sobretudo transforma a vida. Ela transforma a vida no cuidado com os animais de companhia. Ou seja, no apoio ao produtor rural. Analogamente, na garantia de alimentos seguros, bem como no bem-estar humano, ambiental e animal. Isso é o que conhecemos como Saúde Única”, disse.

Para o professor doutor Breno Fernandes Barreto Sampaio, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFMS, “a cerimônia celebra uma profissão essencial para saúde, para a economia e para o bem-estar da sociedade”. Ele enfatizou, ademais, o destaque da UFMS no ranking de sustentabilidade. A universidade ficou entre as quatro brasileiras. Ele falou ainda da profissão. Por conseguinte, ele ressaltou que o campo de atuação da Medicina Veterinária abrange os animais de companhia, bem como os animais de produção que levam alimento de qualidade para as nossas mesas.

Subea

A médica veterinária Ana Luiza Lourenço de Oliveira, diretora-executiva no Município, falou sobretudo sobre o trabalho desenvolvido na Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal) que, em 9 meses, atendeu cerca de 15 mil animais. Sobre a profissão, ela enfatizou como ser veterinário é algo acima de tudo eclético, visto que o profissional atua em várias frentes. “Atendemos o cão, o gato, o que voa no ar, o que rasteja, o pequeno e por fim, o gigante. Assim somos nós, sempre com muito amor”, disse. Ela acrescentou ainda que foi aluna do Professor Olímpio e “hoje trago ensinamentos e amor pela profissão que ele nos ensinou”.

A vocação na profissão foi ressaltada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Thiago Leite Fraga. Ele falou do desafio na educação, pois o Estado tem hoje 180 médicos veterinários para cada 100 mil habitantes. “Somos o País com maior número de cursos no mundo”. No Brasil, são 615 cursos de Medicina Veterinária. “Nada define melhor nossa profissão que a vocação em cada um de nós, é o que faz a diferença no dia a dia”.

Homenagem

A Medalha em homenagem aos veterinários de Campo Grande leva o nome de Olímpio Crisóstomo Ribeiro. Ele foi graduado em Medicina Veterinária. O professor foi mestre e PhD em Patologia Veterinária. Ele se formou na Iowa State University, nos Estados Unidos entre os anos de 1975 e 1979. Foi professor da UFMS e da Uniderp, lecionando no curso de Medicina Veterinária, bem como em programas de mestrado. Além disso, ele exerceu cargos importantes como por exemplo, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Olímpio Crisóstomo Ribeiro, por conseguinte, faleceu em 2009. Ele tinha 67 anos de idade.

A filha de Olimpío, Eliane Crisóstomo Ribeiro, também recebeu o reconhecimento em memória de seu pai. Em seu discurso, ela recordou sobretudo fatos que marcaram a trajetória pessoal e profissional de Olímpio. Ela ressaltou, pois, aspectos de determinação e coragem. “Nosso agradecimento a essa Casa de Leis. O agradecimento é pelo carinho, reconhecimento e respeito ao meu pai.”

Assim, o vereador Veterinário Francisco ressaltou que Olímpio Crisóstomo Ribeiro marcou a história da Medicina Veterinária em nosso Estado e País. “Ele formou gerações de profissionais que contribuem para o avanço da cidade”, destacando valorização, bem como o legado que permanece vivo e inspira.

Confira abaixo a lista de homenageados: 

ANA PORTELA – JULIANA MARCONDES REZENDE, MARINA HOJAIJ CARVALHO DOBASHI, MATHEUS COSTA MARQUES e TEREZINHA DE SOUZA CÂNDIDO SILVA
ANDRÉ SALINEIRO – GUSTAVO SALES FERRO e JOÃO BATISTA NICOLOSI JUNIOR
BETO AVELAR – JAYME MESSIAS DA SILVA e THAISA CHRISTINO DO CARMO
CARLÃO – AMANDA ALVES ROSA TAVEIRA e RAFAELLA BAICERE SCHMIDT DOS SANTOS
DELEI PINHEIRO – JULIO CÉSAR SOUZA DE OLIVEIRA
DR. JAMAL – CYNTHIA SILVEIRA LESCRECK GOMES e TERESA CRISTINA FERRAZ GOMES
DR. LÍVIO – JULIETE LAMIM BLOIS CABRAL OKUMOTO e MARINA GONÇALVES LIMA
DR. VICTOR ROCHA – ANDRÉ LUIS SOARES DA FONSECA e ELIANE VIANNA DA COSTA E SILVA
FÁBIO ROCHA – DARTE FERRACIOLLI e TARCÍSIO FAGUNDES FRAIRE
HERCULANO BORGES – PHELIPE MORAES GONÇALVES e LAYSSA OSSUNA
JUNIOR CORINGA – JAQUELINE MIDORI MARTINZ WAKUGAWA e VENICIUS SILVA DE PAULA
LANDMARK – DENISE DE MIRANDA, ARNALDO SANTIAGO FILHO e JENNYFER CARVALHO COLLANTE
LEINHA – AILSON SEBASTIÃO DA SILVA e ÉRIKLIS NOGUEIRA
LUIZA RIBEIRO – ALEX JUNIOR DE OLIVEIRA e MARCIA CHAVES TEIXEIRA

E também

MAICON NOGUEIRA – EDVALDO DOS SANTOS SALES e STÉFANIE NANTES CENTURION
MARQUINHOS TRAD – BRENO FERNANDES BARRETO SAMPAIO, FERNANDA SOARES DA SILVA UTIDA e KALLYNA FLAVIA MONFORT DA SILVA ORTI
PROF. JUARI – CRISTIANO MOREIRA DE OLIVEIRA e RODRIGO LACERDA CINTRA
PROF. RIVERTON – DANILA FERNANDA RODRIGUES FRIAS, ELVIO PATATT CAZOLA e THAIS RODRIGUES
RAFAEL TAVARES – LUCAS ALVES DOS SANTOS e PAULO ROBERTO FERREIRA DAMASCENO
RONILÇO GUERREIRO – ALEXANDRE BRITO DA SILVA e ÁUREA YELLENA DA SILVA GALVÃO NUNES
SILVIO PITU – DURVAL CANDIDO ALMEIDA JUNIOR, JOSÉ HENRIQUE P. VILARINS e TATIANA CARVALHO DA CUNHA
WILSON LANDS – NATHALIA GUEDES e VIVIAN HIGUTI BARBOSA
VETERINÁRIO FRANCISCO – FABRÍCIO BERNAL LEITE, GILBERTO GONÇALVES FACCO, KÁRIN VIRGINIA KUIBIDA, KETHELLYN NONATO RACHID, THIAGO LEITE FRAGA e WILLIAN TERRA REZENDE
MESA DIRETORA – ANA LUIZA LOURENÇO DE OLIVEIRA, BELKISS GOMES NUNES GRATÃO, CAROLINE SAKAMOTO CARDOSO e DINA REGIS RECALDES RODRIGUES ARGEROPULOS AQUINO

Fonte: CM CG