A ideia do caderno fez com que os alunos obtivessem melhora de desempenho dentro e fora da escola
Um Caderno de Elogios foi criado pela professora Sandra Cristina Cassiano para melhorar a autoestima dos alunos. No entanto, a ideia foi implantada por essa professora há 15 anos em uma escola de Maxaranguape (RN). E até hoje, ela colhe os frutos dessa boa ideia.
A professora da educação básica Sandra Cristina começou seu projeto inspirada no Diário de Elogios produzido pela Seicho-no-ie. Assim sendo, ela criava uma ferramenta que transformaria a visão que os alunos tinham sobre eles mesmos.
Aliás, a essência da iniciativa de Sandra era fazer com que os estudantes se vissem como pessoas especiais que são de fato. “O objetivo era fazer com que eles mesmos se vissem de forma positiva. E não apenas repetir palavras bonitas. No início, alguns diziam ‘não professora, eu sou burro, não consigo’. Ficou mais perceptível que precisávamos elevar a autoestima e a autoconfiança deles”, relembra.
Com ele, os alunos ficaram mais confiantes
No entanto, com o caderno, a professora mostrou que com palavras positivas e frases afirmativas, os estudantes poderiam descobrir a autoestima. E ainda mais, com o tempo ela percebeu uma melhoria de desempenho e de relacionamento. Tanto dentro quanto fora da escola.
Sandra ressalta ainda, que caderno mostra como o afeto do aluno para com ele mesmo, atrelado ao conhecimento adquirido nas aulas, pode construir outra visão de vida aos estudantes. E que esse afeto se estendia também à família, aos colegas de sala. Como também, aos funcionários da escola,
Dessa forma, os alunos internalizam que existe um mundo a se conquistar ao saírem da escola.
“Às vezes os nossos alunos se limitam por conta da realidade difícil em que estão inseridos. Eles acabam acreditando que só porque vivem numa situação periférica ou não tem tantas possibilidades só terão aquilo pela frente. Então quando você trabalha a autoestima deles desde a infância, eles podem se tornar adultos mais confiantes e seguros de si”, destaca a professora que possui vinte anos de carreira na educação, tendo experiência em psicopedagogia clínica e institucional.
O caderno de elogios e a diferença na vida dos alunos
Entretanto, quando a professora Sandra encontra antigos estudantes, hoje já crescidos, percebe o quanto foi importante na vida deles trabalhar o emocional no ambiente escolar.
“Aliás, é muito gratificante ouvir deles coisas como ‘professora, a senhora foi importante. Não só na disciplina, mas na minha vida inteira. Eu aprendi a me reconhecer’, eles falam. Isso é para sempre. Eu também tenho mães, que ainda têm o caderninho de elogio, da época dos meninos pequenos. Então, isso é muito emocionante”, conta.
Apaixonada por educação, como ela deixa bem evidente ao falar com entusiasmo sobre o caderno, Sandra conta que se conseguir fazer algo positivo no dia a dia de um aluno já valeu a pena o seu trabalho.
“Sabemos que não vamos conseguir ajudar de todo mundo. Mas, assim, a cada ano eu tenho de 30 a 40 alunos. Se eu conseguir entre esses 30 fazer diferença na vida de um, para mim eu já ganhei o ano letivo. Como professora isso para mim já é o auge”, diz ela grata pelo trabalho.
Caderno também transformou a vida da professora
O caderno de elogios não mudou só a vida dos alunos, mas da professora também. Ela conheceu o Diário de Elogios, da filosofia japonesa Seicho-no-ie. O mesmo prega que o poder da gratidão e das palavras positivas podem influenciar e fazer uma vida mais feliz. Contudo, isso foi um divisor de águas na vida da professora Sandra.
Pois, praticar o elogio para ela em todas as etapas da sua vida foi primordial para quebrar barreiras externas e principalmente internas. E que dessa forma se aceitasse.
Na infância, conheceu o bullying por parte dos colegas. Assim sendo, internalizou que não seria capaz de conquistar muitas coisas. Tinha questões com o corpo e cabelo. Mas, essa Sandra ficou para trás, conseguiu sair de uma realidade dura. E ainda mais, se tornou professora. E, hoje exala autoconfiança e amor próprio por onde passa.
Muito disso, foi construído a partir da gratidão pela vida. “O que eu percebo na Sandra que passou a praticar o elogio foi a autoconfiança em primeiro lugar. A elevação da autoestima para mim também foi essencial. Porque eu não me aceitava. Hoje eu consigo me sentir muito mais completa”, ressalta ela.
A professora explica o que a fez levar para às crianças o caderno de elogios. Justamente por desejar o próprio bem ela também deseja o bem deles. “A partir do momento que eu enxergo nas crianças parte de mim, eu vou querer sempre o que é bom para elas. Porque isso vai ser bom para mim”, finaliza.