Ranger os dentes constantemente durante a noite por períodos prolongados pode gerar dores, tensões e desconfortos para os pequenos; saiba como reconhecer o quadro e as possíveis causas do bruxismo
Se o seu filho apresentar desgaste nos dentes, sono pouco reparador, mudanças de humor, dores na região da face, é bom procurar ajuda de um especialista. “Em alguns casos, é necessário um acompanhamento multidisciplinar com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, otorrinolaringologistas e até pediatras”, finaliza.
Investigação das causas
Fatores diversos podem estar por trás do bruxismo nas crianças. Por isso, é importante fazer uma consulta com um profissional para identificar o problema e orientar o melhor tratamento para a criança, caso seja necessário. Entre algumas das possíveis causas do bruxismo, além da formação da dentição dos pequenos, estão:
1. Histórico familiar
Em famílias com membros bruxômanos, há tendência de que as crianças apresentem o mesmo comportamento.
2. Rotina estressante
Muitos fatores de uma rotina corrida podem influenciar as crianças: excesso de tarefas, ambiente familiar disfuncional, problemas na escola, pais e cuidadores estressados…
3. Falta de higiene do sono
O uso de telas à noite atrapalha a liberação de melatonina (hormônio do sono) e pode servir como um gatilho desencadeador do bruxismo.
4. Problemas respiratórios e gastroesofágicos
Asma, rinite, ronco, apneia e até refluxo são fatores associados ao bruxismo e merecem avaliação com o pediatra.