Outros três hostels brasileiros se destacaram entre os indicados na disputa
O Brasil tem dois dos melhores hostels de todo o mundo, apontou o Hoscars Awards 2023 , premiação anual promovida pela plataforma de engajamento de mochileiros e reservas de hospedagem Hostelworld.
Aliás, os vencedores foram eleitos em uma votação aberta ao público que utiliza o site e o aplicativo, mas a seleção dos finalistas foi feita pela própria equipe da premiação.
Além de terem estarem em duas das cinco categorias do prêmio, outros três hostels brasileiros se destacaram entre os indicados na disputa. Sendo assim, conheça as casas mais acolhedoras do mundo:
Hostel da Vila: vencedor da categoria “The People Person” (“A pessoa do povo”)
Nesta categoria, são avaliados os hostels que melhor conectam seus hóspedes que viajam sozinhos de maneira segura e divertida.
Contudo, o hostel de Ilhabela (SP) conquistou o troféu por promover eventos semanais que facilitam a integração entre viajantes, além de oferecerem dependências que são ótimas para socializar: estúdio de tatuagem, rampa de skate e escorregador aquático.
Dessa forma, com nota 9,8 na avaliação de 455 frequentadores, ele é tem muitos elogios não só pela localização próxima ao centro da cidade, como pela limpeza e atendimento de sua equipe, além de ser considerado “uma experiência” pelo Hostelworld, graças a acomodações “autênticas” como casas na árvore, tendas, domos e uma kombi.
Além disso, todo o espaço da propriedade de 8 mil metros quadrados rodeado por mata e conta com uma piscina como ponto de encontro.
Green Haven Hostel: vencedor da categoria “The Community Champion” (“O campeão da comunidade”)
Nesta foram eleitos os locais que realizam “esforços construtivos e claros para conduzir mudanças na comunidade” por meio de projetos voluntários, trabalho beneficente ou eventos de angariação de fundos. ” De fato, este prêmio é para hostels comprometidos em fazer uma diferença positiva”, explica o Hostelworld.
O Green Haven Hostel, em Ubatuba, escolhido por combinar festas exclusivas e atividades animadas com eventos mensais em que visitantes limpam as praias da região, por exemplo.
Assim, com média 9,6 na avaliação de 1.484 frequentadores, já foi eleito o melhor hostel do Brasil em 2015 e 2020, além de melhor da América Latina em 2015, pelo Hostelworld, além de possuir certificado de excelência pelo TripAdvisor. Aliás, neste ano, ele também ficou em segundo lugar na categoria “The People Person”.
Desse modo, sua equipe promove atividades como surfe na praia, além de possuir espaço para relaxar no ofurô. À noite, hóspedes podem festejar na Plabito Taberna, com drinques diversos e baratos.
Na mesma categoria que o Green Haven, outros dois hostels brasileiros também se destacaram. Ficando em segundo lugar, o Lagarto na Banana , em Pipa (RN), considerado o mais interessante ponto do Nordeste, onde “hóspedes, voluntários e amigos se reúnem em uma comunidade coesa” que se mantém conectada online por meio da rede “Lagartos no Mundo”.
Aliás, o Hostelworld salientou como pontos fortes as visitas semanais a comunidades dos antigos quilombos de Sibaúma para reconexão com a cultura local e assistência social a crianças carentes e famílias com histórico de violência e dependência química.
Mais hostels no Brasil
Entretanto, o último destaque brasileiro da categoria é o Ô de Casa Hostel Bar , na Vila Madalena, em São Paulo (SP), aplaudido por incentivar hóspedes a participarem de atividades que apoiam pequenos negócios e o desenvolvimento da comunidade autêntica da capital paulista. Bem como, shows, exposições e experiências “para aproveitar o melhor que São Paulo tem a oferecer”. Além disso, inclui saídas programadas para curtir um pastel de feira.
No entanto, na categoria “The New Kid on the Block”, que contempla e celebra os melhores novos hostels do último ano, há os dois últimos representante brasileiro na premiação. Á princípio, o primeiro é o Jo&Joe , no Rio de Janeiro (RJ), na vizinhança onde morou Machado de Assis.
Além disso, considerado um local “do charme antigo e boêmio do Rio”, ele teve elogios por dar aos viajantes a possibilidade de uma imersão completa na cultura carioca, do Carnaval, à história, cena social e natureza.
Já em Cumbuco (CE) fica o UP2! Hostel Bar , que brilhou na seleção graças à programação animada de festas, com direito a bar à beira da piscina, além de música de DJs e bandas, além das vistas de tirar o fôlego do mar.
Confira a lista completa dos hostels no Brasil vencedores do Hoscars Awards 2023:
“O campeão da comunidade” – The Community Champion
- Green Haven Hostel, Ubatuba, Brasil (vencedor)
- Lagarto na Banana, Praia de Pipa, Brasil
- Urban Oasis Hostel, Lecce, Itália
- Ô de Casa Hostel Bar, São Paulo, Brasil
- Clink Noord, Amsterdã
“A pessoa do povo” – The People Person
Hostel da Vila, Ilhabela, Brasil (vencedor)
- Green Haven Hostel, Ubatuba, Brasil
- Mayan Monkey Los Cabos, Cabo San Lucas, México
- Ostello Bello Napoli, Nápoles, Itália
- Lagarto na Banana, Praia de Pipa, Brasil
The Eco-Warrior – O eco-guerreiro
- St. Christopher’s Barcelona, Barcelona, Espanha (vencedor)
- U.R.D. Ki Hostel, Goa, Índia
- YellowSquare Milan, Milão, Itália
- Madama Hostel & Bistrot, Milão, Itália
- The Crash Pad, Chattanooga, Estados Unidos
The New Kid on the Block (“O novo garoto do quarteirão”)
- Ostello Bello Napoli, Nápoles, Itália (vencedor)
- Jo&Joe Rio, Rio de Janeiro, Brasil
- New Friends Hostel, Valladolid, México
- UP2! Hostel Bar, Cumbuco, Brasil
- Hostel One Batlló, Barcelona, Espanha
“O nômade digital” – The Digital Nomad
- Tribal Bali, Canggu, Indonésia (vencedor)
- Mayan Monkey Tulum, Tulum, México
- Ostello Bello Assisi Bevagna, Assis, Itália
- U.R.D. Ki Hostel, Goa, Índia
- Viajero Bogotá Hostel & Spa, Bogotá, Colômbia