Considerando os 39 bancos listados como rentáveis, os EUA lideram com 19, depois Brasil, Canadá e Reino Unido, com quatro cada
Um estudo realizado pela Economatica, uma fornecedora de informações sobre o mercado financeiro, apontou que o Brasil tem quatro dos dez bancos mais rentáveis do mundo.
Na liderança do ranking estão dois bancos norte-americanos, o Capital One e o Ally Financial. Aparecem na sequência Santander Brasil, RBC (Canadá), Itaú, J.P. Morgan (EUA), Banco do Brasil, Bradesco, Bank of Nova Scotia (Canadá) e SVB Financial (EUA).
Sendo assim, considerando os 39 bancos listados, os Estados Unidos lideram a relação com 19 instituições. A seguir vêm Brasil, Canadá e Reino Unido, com quatro cada.
O Japão e a Coreia do Sul têm três bancos no ranking, a Espanha e a Índia têm dois e outros quatro países marcam presença com uma instituição.
Dessa forma, os chamados “grandes bancos” são instituições cujos ativos superavam os 100 bilhões de dólares em dezembro de 2021.
Brasil e futuro econômico
Os estudos apontam que a cautela econômica no Brasil é 45% maior do que a média global. Segundo os dados, existe um recuo gradual na participação dos brasileiros mais pobres na economia do país.
A análise aponta que o consumo no país é sustentado majoritariamente pela população de alta renda, grupo menos afetado pelo coronavírus.
As pesquisas mostram que apenas 6% da população no Brasil guardou dinheiro durante a pandemia de Covid-19 e, consequentemente, sente-se segura financeiramente.
Desse modo, outros 8% dizem que se enquadram em um cenário inalterado durante a crise sanitária, onde se mantiveram com o mesmo poder de compra. Portanto, a outra parcela da população está cautelosa com a situação financeira pessoal.
Além da guerra na Ucrânia, economistas relatam ainda a instabilidade da economia brasileira no momento. Eles citam, por exemplo, a alta da inflação. Portanto, na última sexta-feira (8), o IPCA atingiu o maior patamar para o mês de março desde 1994.
Fontes: Nexojornal, bmcnews, carta, sbtnews,