
O Brasil ganhou base oficial para medir a economia do mar com a aprovação, pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), em sua 217ª Sessão Ordinária, do Relatório Final do Grupo Técnico (GT) PIB do Mar. Foto: Freepik
Brasil estabelece metodologia oficial para mensurar a economia do mar e fortalecer políticas públicas estratégicas
O Grupo Técnico (GT) PIB do Mar, coordenado pela Secretaria Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) em conjunto com a Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fortaleceu a capacidade do Brasil de acompanhar e analisar a economia marinha nacional ao ter seu Relatório Final aprovado, em 30 de julho, pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). Durante a 217ª Sessão Ordinária.
O GT produziu o relatório intitulado “Metodologia de Mensuração da Economia do Mar no Brasil”, que marca um avanço na gestão governamental e na geração de conhecimento sobre a economia do país, ao definir os critérios que o IBGE usará para mensurar oficialmente a contribuição econômica das atividades relacionadas ao mar para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O potencial de exploração das atividades econômicas marítimas e costeiras no Brasil é vasto. Contudo, o país conta com uma imensa área marinha sob sua jurisdição, a chamada Amazônia Azul. Que equivale a 5,7 milhões de km², além de uma das maiores extensões litorâneas do mundo.
A metodologia desenvolvida é de enorme relevância. Pois contribui para a geração de informações estratégicas que permitirão ao Estado brasileiro formular políticas públicas mais alinhadas à realidade costeira e oceânica do país. Embasando ações relacionadas ao desenvolvimento, à sustentabilidade e à soberania sobre os recursos marinhos.
Além disso, coloca o Brasil em sintonia com práticas internacionais de referência no setor. Com o uso de evidências apoiando decisões estratégicas, direcionando esforços e tornando mais eficiente a aplicação de recursos.
Sobre o GT PIB do Mar
A Subcomissão para o Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), pertencente à CIRM, instituiu o GT PIB do Mar em 30 de julho de 2020.
O grupo dedicou-se à análise e à definição de conceitos, critérios e classificações para a mensuração da Economia do Mar no Brasil. Contudo, os trabalhos de coordenação do grupo por parte do MPO foram realizados pela Secretaria Nacional de Planejamento.
Por fim, o IBGE coordenou a atividade-adjunta por meio da Coordenação de Contas Nacionais, e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) executou a secretaria do GT.
Fonte: IBGE