Você está visualizando atualmente Brasil está entre os 20 países mais generosos em ranking global de solidariedade
Brasil sobe no ranking da solidariedade.

Brasil está entre os 20 países mais generosos em ranking global de solidariedade

De acordo com os dados da World Giving Index 2022, o Brasil é o 18º colocado no ranking que mede a generosidade de 119 países.

O Brasil esta entre os países mais generosos do mundo é uma notícia fabulosa. No ano passado estávamos na 54ª posição, é um salto importante.

No mundo, 3 bilhões de pessoas ajudaram algum desconhecido, um aumento de aproximadamente meio bilhão em comparação ao período pré-pandemia. Então, cerca de 200 milhões de pessoas também doaram dinheiro para organizações da sociedade civil.

A pesquisa pergunta aos participantes se a pessoa fez alguma doação no último mês, praticou trabalho voluntário ou ajudou um desconhecido. “O estudo destaca que 3 em 4 brasileiros ajudaram um estranho no ano passado, o que coloca o Brasil em 11º neste quesito”, afirmou Paula.

Ela lembra que isso é reflexo do que é observado hoje nas ruas, com “aumento de moradores de rua, pessoas passando fome, tudo isso levou a aumento do engajamento.”

A CEO também diz ser importante destacar que “de uma maneira geral, as pessoas de todas as classes sociais ajudam, mas o que vem acontecendo é um maior engajamento de quem tem mais recursos, das classes mais abastadas.”

No mundo, a Indonésia lidera o ranking pelo quinto ano consecutivo, seguido por Quênia e Estados Unidos, como países mais generosos.

Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do IR nesta sexta

A Receita Federal libera nesta sexta-feira, a partir das 10h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. Contribuintes que entregaram a declaração tanto do ano-base 2021 como de anos anteriores poderão fazer a consulta.

O valor a ser restituído será depositado em 30 de setembro. De acordo com a Receita, o montante de R$ 1,9 bilhão será depositado a 1.220.501 contribuintes. Desse total, R$ 221.130.324,62 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 5.201 idosos acima de 80 anos; 36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 15.378 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote destinado a 1.159.183 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores. Por isso estão entre os países mais generosos.

Então, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Mas, também no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Como este é o último lote regular do ano, quem não estiver na lista de restituição caiu na malha fina. Nesse caso, é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e verificar as pendências. Em seguida, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.

O Brasil como um dos países mais generosos do mundo

“O estudo destaca que 3 em 4 brasileiros ajudaram um estranho no ano passado, o que coloca o Brasil em 11º neste quesito”, afirmou Paula. Ela lembra que isso é reflexo do que é observado hoje nas ruas, com “aumento de moradores de rua, pessoas passando fome, tudo isso levou a aumento do engajamento.”

A CEO também diz ser importante destacar que “de uma maneira geral, as pessoas de todas as classes sociais ajudam, mas o que vem acontecendo é um maior engajamento de quem tem mais recursos, das classes mais abastadas.”

No mundo, a Indonésia lidera o ranking pelo quinto ano consecutivo, seguido por Quênia e Estados Unidos.

 

 

Fonte: cnn brasil