Nesta terça-feira (13), o ministro da Agricultura do Brasil, assinou com líderes da China, protocolos voltados para exportações brasileiras avícolas e de grãos, confira
O ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, assinou nesta terça-feira (13) com autoridades da China protocolos relacionados a exportações brasileiras avícolas e de grãos derivados da indústria do etanol de milho.
Um dos protocolos prevê inspeção, quarentena e requisito de segurança de alimentos para exportação de carne de aves do Brasil para a China. Enquanto o outro envolve requisitos sanitários e fitossanitários para exportação de proteínas e grãos derivados da indústria do etanol de milho e farelo de amendoim.
Abertura de mercado chinês para miúdos de frango, carne de paro e carne de peru amplia pauta exportadora com principal parceiro da proteína animal do Brasil
Assim, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. Principalmente sobre a abertura do mercado da China para miúdos de frangos, carne de peru, assim como, carne de patos provenientes de estabelecimentos brasileiros.
O Brasil destinou, em 2024, mais de 770 mil toneladas de carne de frango e de carne suína produzidas nas indústrias brasileiras à China. Seu maior parceiro comercial no setor de proteína animal.
Nesse sentido, agora, a abertura do mercado chinês para três novos produtos de aves abre oportunidade para a ampliação da pauta exportadora. Sobretudo, ou seja, entre um novo segmento em frangos (incluindo coração, fígado e moela). Assim como, duas novas proteínas, de patos e de perus, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
“Essa é a uma verdadeira conquista amplamente negociada pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e seus secretários Luís Rua e Carlos Goulart, em segmentos que têm demanda no maior parceiro comercial do Brasil. É um resultado direto desta missão. Que mostra, também, a confiança chinesa na capacidade brasileira de fornecer produtos de alta qualidade. Com sanidade e em oferta adequada ao mercado”, ressalta Santin, que participa da missão.
Fonte: cnn