No momento, você está visualizando Imam, Defesa Civil, Semsur e Bombeiros debatem remoção de árvores com risco de queda em Dourados
Imam, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Semsur, ontem, (30), debateram ideias para agilizar remoção de árvores com risco de queda em Dourados. Foto: Prefeitura de Dourados

Imam, Defesa Civil, Semsur e Bombeiros debatem remoção de árvores com risco de queda em Dourados

Imam, Bombeiros, Semsur e Defesa Civil, discutiram ontem, (30), possibilidades para realizar a remoção de árvores com risco de queda em Dourados

Agentes do Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Corpo de Bombeiros debateram (30) formas de agilizar a remoção de árvores com risco de queda em Dourados. O prefeito Marçal Filho solicitou o encontro na sede do Imam. Durante a reunião, ele pediu que as entidades adotassem medidas para otimizar o atendimento à população e que atuassem em conjunto na prevenção. Com a remoção de árvores com risco aparente de queda.

Em Dourados, a alteração do artigo 32 da Lei nº 4.698 de 2021 melhorará o processo de remoção de árvores. A legislação em questão, responsável por monitorar a vegetação arbórea e promover a conservação das áreas verdes no município, será objeto de alterações com o propósito de otimizar o processo de remoção de árvores na cidade.

Conforme detalha o diretor-presidente do Imam, Fábio Luis, o texto aponta a necessidade da autorização prévia do instituto para retirada de árvores na cidade. E, diante da nova definição aprovada pelas entidades, essa não será mais necessária, o que passará a valer, após os trâmites jurídicos que envolvem a mudança. O impacto é positivo, principalmente pelo fato que rajadas de vento, acompanhadas com chuvas, durante o verão, tem gerado diversos incidentes em 2025. Com registros de algumas árvores que caem e atrapalham o trânsito na rua e em outros casos atingiram veículos.

Imam, Defesa Civil, Semsur e Bombeiros debatem remoção de árvores com risco de queda em Dourados, veja mais detalhes a seguir sobre

“O Imam já trabalha de forma alinhada com a Defesa Civil, Semsur e Corpo de Bombeiros. Com essa alteração, será possível encaminhar as retiradas de forma mais rápida. Essa ação atende a um pedido do prefeito Marçal Filho para agilizar os atendimentos, tanto em casos de urgência com queda de árvore durante eventos climáticos adversos, quanto de forma preventiva”.

Os agentes das entidades, após capacitações do Imam sobre os processos e critérios para determinar se uma espécie deve ser condenada ou não, realizarão a análise da condição da árvore. Após discussões com o departamento jurídico do Imam e a Procuradoria Geral do Município, a Câmara Municipal votará a decisão final. Em seguida, o prefeito Marçal Filho sancionará a decisão.

Contudo, Fábio Luis recorda que além desta modificação, recentemente, a Prefeitura de Dourados publicou edital do Imam para a contratação de empresa especializada no mapeamento e manejo de árvores doentes no município. O contrato prevê a supressão de árvores em estado crítico, ou seja, aquelas que apresentam risco eminente de tombar sobre casas e carros. Bem como o plantio de mil mudas nativas do bioma local, com o objetivo de revitalizar e preservar a arborização da cidade.

De acordo com o edital, divulgado no Diário Oficial do Município, o trabalho também inclui a trituração e remoção de resíduos vegetais. E realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.

Fonte: Prefeitura de Dourados