Acessibilidade em zoológicos e aquários
No próximo dia 29 de outubro, das 11h às 12h30, acontecerá no Bioparque Pantanal o programa de inclusão com uma mesa-redonda virtual como parte da programação do VI Encontro de Educadores da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Dessa forma, a discussão terá como tema central “Acessibilidade em zoológicos e aquários”, reunindo especialistas da área para debater desafios e iniciativas inclusivas nesses espaços.
Entre os destaques da mesa, está a participação da diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri. Ela apresentará o programa de inclusão “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”.
Desenvolvido no Bioparque Pantanal, o projeto visa ampliar a acessibilidade. Desse modo, promover uma experiência igualitária para visitantes com deficiência e neurodivergentes, reafirmando o compromisso do local com a inclusão e a acessibilidade.
conscientização e disseminar boas práticas na área.
O debate é uma oportunidade para discutir como zoológicos e aquários podem ser mais acessíveis, indo além das adaptações físicas para oferecer experiências educativas e significativas a todos os públicos. A iniciativa é essencial para ampliar a conscientização e disseminar boas práticas na área.
Para Maria Fernanda também autora do programa de inclusão uma honra ser convidada para participar do evento. Levando em consideração, desse modo, que o tema é fundamental não só para garantir que todos tenham acesso a espaços de lazer. Mas também para promover uma experiência inclusiva e transformadora.
“No Bioparque Pantanal, o programa ‘Bioparque para Todos – Iguais na Diferença’ reflete nosso compromisso com a inclusão de pessoas com diferentes habilidades e necessidades. Acreditamos que o acesso ao lazer e o conhecimento deve ser universal. Por isso, desenvolvemos iniciativas que promovem a acessibilidade em todas as suas formas”.
Por isso, o evento é gratuito e aberto ao público, e promete inspirar profissionais e instituições a investir em ações que garantam acesso universal e promovam a valorização das diferenças.
Para participar e acompanhar a mesa-redonda, basta acessar o link disponibilizado pela AZAB.
Sobre o Bioparque Pantanal
O empreendimento vai além do lazer e oferece experiência e conhecimento para todos seus visitantes. Mas, sendo a inclusão um dos pilares do Bioparque, o local conta com infraestrutura ampla, acesso a elevadores, intérpretes de libras, tecnologias assistivas como tabletes com audiodescrição e tradução em libras.
Deficientes visuais podem conhecer o “Espaço Biotátil”, espaço exclusivo para experiência tátil, além de guia de visitação, material didático e identificação dos tanques em braile.
Desse modo,estarão à disposição cotas diárias, canal exclusivo para PCD’s, sala de acomodação sensorial, cadeiras de rodas, abafadores de ruído, assim comocordão universal de deficiências ocultas, dentre outros recursos.
Fonte: gov.ms