O comunicado do colegiado mostra que a decisão foi dividida
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu os juros em 0,25 ponto percentual (p.p.) nesta quarta-feira (8), trazendo a Selic para 10,50% ao ano. Assim, o movimento marca a desaceleração do ritmo de corte após seis reduções seguidas de 0,50 ponto e coloca a taxa básica no menor patamar desde o final de 2021.
Aliás, o comunicado do colegiado mostra que a decisão dividida. Cinco membros, incluindo o presidente Roberto Campos Neto, foram favoráveis ao corte de 0,25 p.p.. Enquanto quatro diretores todos nomeados pelo governo Lula votaram a favor da manutenção do ritmo de 0,50 ponto.
“O Comitê, unanimemente, avalia que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade e expectativas desancoradas demandam maior cautela. Ressalta, ademais, que a política monetária deve se manter contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação. Como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.
Assim, o colegiado também não indicou previsões para as próximas reuniões. Ao contrário do publicado nas últimas reuniões.
Banco Central (BC) e os juros
“O Comitê também reforça, com especial ênfase, que a extensão e a adequação de ajustes futuros na taxa de juros ditadas pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta.”
Os membros do Copom também pontuaram que o ambiente externo mostra mais desafios diante da incerteza com o início da queda dos juros nos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed).
“Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação. Para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. O Comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes”.
Aliás, no âmbito doméstico, o BC pontuou que “indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho tem apresentado maior dinamismo do que o esperado”.
Fonte: cnn