A Associação de Banqueiros Suíços (SBA) informou que três bancos suíços realizaram, pela primeira vez, um pagamento usando um blockchain público
Três bancos suíços, incluindo o UBS, realizaram um pagamento usando depósitos bancários e um blockchain público pela primeira vez, informou a Associação de Banqueiros Suíços (SBA) (16).
A PostFinance, o Sygnum Bank e o UBS realizaram o pagamento como parte de um estudo de viabilidade, usando tokens atrelados a depósitos.
“Isso é realmente algo novo”, disse Thomas Frei, diretor de inovação de produto do Sygnum Bank.
Os depósitos se tornaram utilizáveis na blockchain depois que foram “tokenizados”. Durante o estudo os clientes enviaram tokens na blockchain que representavam os depósitos bancários, acertando suas respectivas transações.
“Nossos depósitos tokenizados podem ser usados em diferentes bancos”, afirmou Frei.
Ele afirmou que o estudo mostrou que os bancos poderiam cobrir seus riscos de contraparte. Frei acrescentou que, embora o J.P. Morgan tenha tokenizado seus depósitos, eles somente podem ser usados no J.P. Morgan.
“Basicamente, o que fizemos foi lançar uma nova forma de pagamentos na blockchain, o que é uma alternativa às stablecoins”, disse Frei.
Sobretudo, ele acrescentou que, no futuro, as empresas poderão processar pagamentos imediata e definitivamente em uma infraestrutura compartilhada e integrá-los diretamente em processos de negócios automatizados.
Sobre o banco suíço UBS
Por fim, veja três curiosidades sobre o banco UBS.
- Várias instituições bancárias suíças se fundiram em 1912 para fundar oficialmente o banco suíço UBS.
Origem de prestígio internacional: O UBS se tornou um dos maiores bancos do mundo, com forte atuação em banca de investimento, gestão de patrimônio e serviços financeiros globais, sendo conhecido por atender clientes de alta renda.
História de estabilidade e crise: A crise financeira de 2008 afetou fortemente o UBS, que precisou receber ajuda do governo suíço devido a perdas com investimentos arriscados em hipotecas nos EUA, apesar de sua reputação de segurança.
Fonte: valor econômico