Estudantes que tinham débitos sem pagamento há mais de 90 dias em 30 de junho deste ano terão desconto de 100% sobre os encargos
O Banco do Brasil começa, 8, as renegociações de dívidas em atraso do Fies, programa de financiamento ao ensino superior do governo federal. De acordo com o banco, os estudantes podem entrar em contato com as centrais telefônicas do BB para saber se fazer parte do público-alvo da renegociação.
De acordo com resolução publicada nesta terça-feira pelo Diário Oficial da União (DOU), as dívidas poderão ter até 100% de desconto nos juros e multas, e na liquidação integral do contrato, um desconto de até 99% no valor consolidado.
Estudantes que tinham débitos sem pagamento há mais de 90 dias em 30 de junho deste ano terão desconto de 100% sobre os encargos, e de 12% no valor principal em caso de pagamento à vista. Podem ainda pagar em até 150 parcelas mensais, com desconto de 100% nos encargos e as demais condições do contrato mantidas.
Para estudantes com dívidas há mais de 360 dias na mesma data que estejam inscritos no CadÚnico ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021, o desconto é de 92% do valor da dívida, o que inclui o principal, quando houver a liquidação integral. Assim, se a última prestação prevista em contrato estiver vencida há mais de cinco anos, os desconto é de 99% do valor consolidado.
Pagamentos e atrasos do Fies no Banco do Brasil
Já no caso de débitos em atraso há mais de 360 dias em 30 de junho que não se enquadrem nas demais hipóteses, o desconto é de 77% no valor em caso de liquidação integral.
O Banco do Brasil informa ainda que para os estudantes que estão em dia com os pagamentos do Fies, o desconto no valor consolidado é de 12% para o pagamento à vista.
Dessa maneira, as condições se aplicam a financiamentos contratados até o segundo semestre de 2017, e que estavam em fase de amortização em 30 de junho deste ano. O prazo para a renegociação vai até 31 de maio de 2024.
Fonte: agência brasil