Você está visualizando atualmente Banco Central emite primeiros reais digitais
O real digital está mesma lista de das demais CBDC (Central Banks Digital Currencies) ou moeda digital dos bancos centrais

Banco Central emite primeiros reais digitais

Os reais serão emitidos em um ambiente de teste, no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT)

OBC (Banco Central do Brasil) emitiu (20), experimentalmente, os primeiros reais digitais. Com isso, a autoridade monetária brasileira deu um passo importante na emissão de sua moeda digital, um movimento que vem ocorrendo em vários países e que deverá representar – sem exagero – uma revolução nas finanças como as conhecemos ao redor do mundo.

O real digital está mesma lista de das demais CBDC (Central Banks Digital Currencies) ou moeda digital dos bancos centrais. Tecnicamente, o real digital será uma “stablecoins”, ou moeda de valor estável, valendo um real. Isso faz com que ele seja diferente de criptoativos como bitcoin ou ethereum, cujas cotações oscilam. Sendo assim, os reais terão emissão em um ambiente de teste, no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT). Até o final de dezembro, a versão “demo” deve ter apresentação.

De acordo com Banco Central, os reais digitais não foge do convencional

À primeira vista, o real digital não parece ser muito diferente dos reais “convencionais” que trafegam pelos servidores dos bancos e das processadoras de pagamentos. Aliás, o papel-moeda vem sendo cada vez menos usado, pelo menos nas transações formais da economia (o mercado informal é outra história).

Pense, por exemplo, no seu salário. Ele é creditado em uma conta bancária pelo seu empregador. Assim, esses recursos tem uso para pagamentos. Podem ser boletos em débito automático, podem ser cartões de débito e crédito, e podem ser transferências via Pix. Portanto, todas essas transações, que trafegam por meios muito diferentes, são “digitais”: são trocas de informações entre sistemas, sem movimentação de dinheiro físico.

Contudo, o tema moeda digital de banco central tem chamado a atenção da comunidade global de bancos centrais. Uma parte significativa deles, representando quase a totalidade do PIB mundial, está estudando, explorando ou testando projetos, aspectos operacionais e tecnológicos de um sistema de CBDC.

Fonte: forbes